Mário Moreau

Mário Moreau

Autor . Ópera

Mário Ernesto dos Santos Moreau (1926-2020) nasceu em Lisboa. Foi um médico que, paralelamente à sua atividade clínica desenvolveu uma intensa actividade de pesquisa sobre a vida operática portuguesa.

Além de ter sido Diretor-Geral do Teatro Nacional de São Carlos, onde conviveu com os maiores nomes da lírica internacional, não deixou por mãos alheias os “seus” queridos cantores portugueses a quem dedicou a obra Cantores de Ópera Portugueses, obra generosa em 3 volumes.

Deixou também a obra Coliseu dos Recreios, um século de história; as biografias – finais – de Luísa Todi, de Maurício Bensaúde e do seu grande amigo Tomás Alcaide.

Destaca-se, contudo, a sua obra fundamental O Teatro de São Carlos, dois séculos de história, coleção de dois grande volumes. Após um capítulo de história geral, neles são referenciadas e amplamente documentadas todas as produções que subiram ao palco do nosso teatro desde a sua fundação até 1994, espetáculos diversos a concertos, ballet, teatro declamado e ópera. Toda esta produção é de referência e indispensável em qualquer biblioteca de músicos ou musicólogos.

Fonte: Teatro Nacional de São Carlos

[ Dados inseridos a 26 de março de 2020 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook