Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Mário Delgado

Guitarra

Mário Delgado nasceu em 1962. Iniciou os estudos musicais na Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal. Mais tarde, dedicou-se ao estudo da guitarra clássica, estudando com José Peixoto e Piñero Nagy na Academia de Amadores de Música de Lisboa.

Paralelamente integrou vários projectos e grupos com Carlos Martins, Maria João, Naná Sousa Dias, e foi convidado regularmente para tocar com músicos estrangeiros que se deslocavam ao nosso país.

Participou em vários seminários e workshops nomeadamente com: Atila Zoller, Bill Frisel, John Abercrombie, Barney Kessel, Kenny Burrel, Gary Burton, David Liebman, Jimmy Giuffre, Steve Lacy, Hans Benink, Derek Bailey, José Eduardo, Paul Motian, Red Mitchel, Joe Lovano e Hal Galper.

Em 1992 forma um Trio de música instrumental com o guitarrista José Peixoto e o percussionista José Salgueiro. Com este grupo gravou o disco “Taifa”, em Março de 1993.

Em 1996 gravou o CD “Ad Lib(itum)” da Orquestra Som do Mundo de Laurent Filipe. Ainda em Setembro e Outubro de 1996 participou na digressão do quarteto Danças de Maria João e Mário Laginha, pela Suiça, Áustria e Alemanha, onde actuou em Festivais de Jazz como Willisau, Leverkusener e Viersen. Em 1997 inicia a sua participação no Trio de Carlos Barretto e José Salgueiro que dará à luz o trio Suite da Terra. Grava o CD “Suite da Terra” com o Trio de Carlos Barretto (LOKOMOTIV).