Marina Dewander Gabriel, meio-soprano natural de Angra do Heroísmo

Marina Dewander Gabriel

Meio soprano . Professora

Meio-soprano e professora, Marina Dewander Gabriel nasceu em Angra do Heroísmo, a 17 de novembro de 1898 e faleceu em Lisboa a 26 de março de 1969.

Iniciou os estudos musicais com a mãe. No Conservatório Nacional fez o curso de canto com Augusto Machado, entre 1919-1924). A título particular estudou também com Francisco de Lacerda. Por volta de 1925 estudou em Paris com Claire Croiza e Hettich.

Com a preocupação de divulgar os compositores portugueses, a sua carreira de concertista desenvolveu-se entre Portugal, França e Suiça. Cantou em Portugal (continente, ilhas e territórios ultramarinos. Colaborou com a Sociedade Coral Duarte Lobo, a Sociedade Nacional de Música de Câmara, a Orquestra Sinfónica Nacional e a Sociedade Sonata.

Cantou os papéis de contralto nas primeiras audições em Portugal da Paixão segundo São Mateus de Johann Sebastian Bach (1941) e Sansão de Händel (1944).

Atuou para estações de rádio da França e da Suiça e, em França, atuou como solista com as orquestras sinfónicas de Paris, Marselha e Nantes.

Entre 1940-1948, foi professora na Academia de Amadores de Música. A partir de então fixou residência em Paris onde se dedicou especialmente ao ensino.

Fonte:

Bárbara Villalobos, EMPXX

[ Músicos naturais de Angra do Heroísmo ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook