Mariana Frias flautista

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Mariana Frias

Flauta

Natural de Tomar, Mariana Frias iniciou os estudos musicais em Flauta Transversal com 6 anos, com Margarida Quítalo na Escola de Música Canto Firme de Tomar, na qual terminou o 12º ano do Curso Profissional de Instrumentista de Sopro e Percussão com o professor Ricardo Alves. Estudou também com os professores Sílvia Sobral, Cátia Ferreira, Simão Francisco e Marina Camponês.

Participou em várias classes de aperfeiçoamento de Flauta com professores de renome, entre eles, Nuno Inácio, Vasco Gouveia, Rui Maia, Ricardo Alves, Elena Cecconi, Trine Knutsen.

Frequentou o “VIII Curso de Interpretação de Música de Câmara e Conjuntos Instrumentais”, dirigido pela professora Olga Prats.

Participou em vários estágios de orquestra como: Estágio de Orquestra de Sopros do Médio Tejo, Estágio da Banda Sinfónica da Covilhã, Estágio de Orquestra de Sopros da Ourearte, de Mação e Portel. Dos vários estágios de orquestra e agrupamentos em que participou, trabalhou com maestros como, Jouke Hoeskstra, Simão Francisco, Tiago Alves, João Paulo Fernandes, Nuno Leal, Luís Casalinho, Luís Carvalho, Alberto Roque, Luís Clemente, Reed Thomas, Jose Blesa, Odd Terje Iysebo, entre outros.

Ao participar na edição de 2014 do Concurso “Prémio Bomtempo”, foi laureada com uma Menção Honrosa do escalão Pré-Superior.

Marcou ainda presença nos “Dias da Música em Belém” no CCB na edição de 2013, com o duo de flauta e guitarra (Roberto Rodrigues) e apresentou-se a solo com a Orquestra de Sopros Canto Firme de Tomar.

Terminou a Licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa na classe de flauta orientada por Nuno Ivo Cruz e na classe de Música de Câmara orientada por Nuno Inácio. Frequentou também a Orquestra de Sopros da ESML sob orientação de Alberto Roque e a Orquestra Sinfónica da ESML sob orientação de Vasco Pearce de Azevedo.

Frequenta o Mestrado em Ensino de Música na Universidade de Évora na classe de flauta de Monika Streitová.

É professora de Flauta Transversal e Coro no Conservatório de Artes Canto Firme de Tomar.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook