Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Mariana Fabião

Soprano

Mariana Fabião nasceu no Porto em 1991.

Iniciou os estudos musicais no Conservatório de Música do Porto, onde concluiu o Curso de Contrabaixo com a classificação máxima, na classe de Jean-Marc Faucher, e frequenta o Curso de Canto, sob orientação de Palmira Troufa.

Conciliou este percurso formativo com a frequência da Escola Artística Soares dos Reis, onde veio a concluir o Curso de Design de Comunicação – vertente Artes Gráficas. Paralelamente participou em cursos livres de teatro orientados por Sílvia Correia.

No corrente ano conquistou o 1º Prémio, ex-aequo, do IV Concurso Nacional de Canto dos Conservatórios Oficiais de Música, Categoria B, o 1º Prémio, ex-aequo, Classe A, do Concurso Interno de 2011 do Conservatório de Música do Porto e o Prémio Casa da Música 2011, também ex-aequo. Nas Olimpíadas da Língua Turca 2009, enquanto representante de Portugal na categoria de Canto, foi galardoada com a medalha de bronze.

Pertenceu ao Coro Infantil do Círculo Portuense de Ópera, tendo participado em diversas produções de ópera, concertos, festivais e encontros de música. Foi ainda membro do grupo de música vocal de câmara do CPO, Cantabile, e tem vindo a colaborar com o Ensemble Vocal Pró Música. Em 2010, sob direcção do maestro Marc Tardue, integrou o coro da ópera Carmen, em Schenkenberg, Suíça.

Como solista tem vindo a participar regularmente em recitais e apresentou-se em concerto com a Orquestra Clássica do Centro e com a Orquestra do Conservatório de Música do Porto.

Enquanto contrabaixista integrou as orquestras Momentum Perpetuum e OJ.com, tendo participado em estágios orientados pelos maestros Martin André, Nicholas Kok, Rui Massena, Jacomo Barrios e Eduardo García-Barrios.

2011

Partilhe
Share on Facebook
Facebook