Mariana Cabral, violinista, de Santa Maria da Feira

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Mariana Cabral

Violino

Mariana Cabral nasceu em 1999, em Santa Maria da Feira. Iniciou os estudos musicais aos 5 anos na Academia de Música de Paços de Brandão, na classe de Alexandra Trindade e Augusto Trindade, com quem prosseguiu na Licenciatura, na Escola Superior de Artes Aplicadas, em Castelo Branco.

É membro da Orquestra Filarmónica Portuguesa e é regularmente convidada a colaborar com a Orquestra de Câmara Portuguesa.

Adicionalmente, já trabalhou com a Orquestra Gulbenkian, Lisbon Film Orchestra e a Deutsche KammerOrchester.

Como músico de orquestra, integrou também várias orquestras de jovens, entre as quais a Jovem Orquestra Portuguesa (Portugal, 2013-2018), a Natioonal Jeugd Orkest (Tour de Inverno de 2018 – Holanda), o Euregio Musik Festival Orchestra (Alemanha, desde 2018), a Orquesta Joven de Extremadura (Espanha, desde 2018), entre outros.

Colaborou com maestros como Peter Stark, Geroge Fritzsch, Nazanin Aghakhani, Jean-Sébastien Béreau, Hossein Pishkar, Lorenzo Viotti, Andrés Salado, Osvaldo Ferreira, Pedro Carneiro, entre outros.

Durante a sua formação apresentou-se a solo em recitais no Museu Soares dos Reis e na Academia de Música de Paços de Brandão.

Frequentou cursos de aperfeiçoamento solo orientados pelos professores Jack Liebeck, Remus Azoitei, Zsolt-Tihamér Visontay, Eszter Haffner, Barbara Doll, Mayuko Kamio, Zofia Wóycicka, entre tantos outros; bem como de música de câmara, a destacar os professores Mats Zetterqvist, Caroline Strumphler e Krzysztof Wisniewski.

Em 2015, foi premiada com Menção Honrosa no Concurso Paços Premium.

Enquanto docente, lecionou na Academia de Música de Paços de Brandão entre 2019 e 2021.

Atualmente realiza o mestrado em performance na Guildhall School of Music and Drama, em Londres, na classe de Janice Graham.

Bio facultada por Mariana Cabral, publicada na Meloteca a 11 de julho de 2021

Músicos de Santa Maria da Feira

Clique AQUI para saber mais sobre músicos do Concelho.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook