violinista Mariana Barros

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Mariana Barros

Violino

Mariana Vidal Barros, natural de Aveiro, iniciou os estudos musicais com 9 anos de idade no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian em violino na classe de Henrique Neto.

Recebeu classes de aperfeiçoamento de vários violinistas como Valentin Stefanov, Aníbal Lima, Liesbeth Baelus, Sergej Bolkhovets, Gian Paolo Peloso, Wibert Aerts e Orazio Vicari.

Integrou diversas orquestras como a OJ.COM, a Orquestra de Câmara de Braga, Sinfonietta de Braga, Estágio Gulbenkian para Orquestra, Orquestra de Guimarães, Lisbon Film Orchestra, Orquestra Sinfónica de Thomar, Jovem Orquestra Portuguesa e Orquestra de Jovens da Roménia.

Tocou em salas nacionais e internacionais como o Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, o Centro Cultural de Belém, o Coliseu do Porto, o Cazino de Sinaia (Sinaia, Roménia), o Ateneu Romano (Bucareste, Roménia) e a Konzerthaus (Berlim, Alemanha).

Trabalhou com vários maestros como Pedro Neves, Enrico Bronzi, Hans Casteleyn, Joana Carneiro, Daniel Stabrawa, Christoph Koncz, Pedro Carneiro, Cristian Mandeal, entre outros.

Desenvolveu os seus grupos de música de câmara com os professores Toby Hoffman, Luís Pipa, Eliot Lawson e Pavel Gomziakov.

Terminou a Licenciatura em Música na variante de Interpretação (violino) e o Mestrado em Ensino de Música na Universidade do Minho (Braga) na classe dos professores Ilya Grubert e Eliot Lawson.

A nível pedagógico lecionou violino e orquestra de cordas em escolas do distrito de Aveiro, no Colégio Luso Internacional do Porto, na Academia de Música da Fortaleza de Valença e no Conservatório de Música Canto Firme de Tomar.

Atualmente é professora no Conservatório de Música Canto Firme de Tomar e na Girasom em Cascais.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook