Mariana Barros
Violino
Mariana Vidal Barros, natural de Aveiro, é licenciada em Música – Performance em violino e mestre de Ensino de Música pela Universidade do Minho.
Iniciou os estudos musicais com 9 anos de idade no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian em violino na classe de Henrique Neto.
Recebeu classes de aperfeiçoamento de vários violinistas como Valentin Stefanov, Aníbal Lima, Liesbeth Baelus, Sergej Bolkhovets, Gian Paolo Peloso, Wibert Aerts e Orazio Vicari.
Integrou diversas orquestras como a OJ.COM, a Orquestra de Câmara de Braga, Sinfonietta de Braga, Estágio Gulbenkian para Orquestra, Orquestra de Guimarães, Lisbon Film Orchestra, Orquestra Sinfónica de Thomar, Jovem Orquestra Portuguesa e Orquestra de Jovens da Roménia.
Tocou em salas nacionais e internacionais como o Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, o Centro Cultural de Belém, o Coliseu do Porto, o Cazino de Sinaia (Sinaia, Roménia), o Ateneu Romano (Bucareste, Roménia) e a Konzerthaus (Berlim, Alemanha).
Trabalhou com vários maestros como Pedro Neves, Enrico Bronzi, Hans Casteleyn, Joana Carneiro, Daniel Stabrawa, Christoph Koncz, Pedro Carneiro, Cristian Mandeal, entre outros.
Desenvolveu os seus grupos de música de câmara com os professores Toby Hoffman, Luís Pipa, Eliot Lawson e Pavel Gomziakov.
A nível pedagógico lecionou violino e orquestra de cordas em escolas do distrito de Aveiro, no Colégio Luso Internacional do Porto, na Academia de Música da Fortaleza de Valença e no Conservatório de Música Canto Firme de Tomar.
Mariana Barros é professora e coordenadora no projeto de inclusão social Orquestra Geração e professora de violino (em Ensino à Distância) na Musiarte em Maputo, Moçambique. Leciona violino também a nível particular e Expressão Musical no ensino pré-escolar.
Integrou várias orquestras nacionais e internacionais, das quais se destacam orquestras de jovens como a da Noruega, da Roménia e a Portuguesa.
Apresenta-se em concerto em agrupamentos musicais diversos e colabora com artistas de vários géneros musicais como o fado, o pop eletrónico e o jazz.
Bio facultada por Mariana Barros, publicada na Meloteca a 17 de fevereiro de 2022
Músicos de Aveiro
Clique AQUI para saber mais sobre músicos do Concelho.