Maria José Valério, cantora natural da Amadora

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Maria José Valério

Cantora

Maria José Valério (Amadora, 6 de maio de 1933 – Lisboa, 03 de março de 2021) foi uma cantora portuguesa. Começou a cantar em 1950, no Liceu D. João de Castro onde era colega da atriz Lurdes Norberto. Frequentou o Centro de Preparação de Artistas da Rádio, na então Emissora Nacional, ficando a fazer parte do elenco.

Estreou-se em 1952 na Emissora Nacional. Era sobrinha do maestro Frederico Valério, de quem gravou muitas canções.

O seu nome foi ganhando projeção com o sucesso de temas como O Polícia Sinaleiro e ao atuar, por exemplo, no programa Serões para Trabalhadores ao lado de nomes como Rui de Mascarenhas, Gina Maria ou Paula Ribas.

O seu maior sucesso foi “Menina dos Telefones”, de 1962, da autoria de Manuel Paião e Eduardo Damas.

Entre finais de 1972 e meados de 1973, Maria José Valério fez uma temporada no Brasil.

Presença regular na televisão, Maria José Valério tornou-se mais conhecida das novas gerações por ser a intérprete da “Marcha do Sporting”, o Hino do Sporting Clube de Portugal. O tema foi reeditado em single quando o Sporting conquistou o Campeonato de Portugal de futebol de primeira divisão 1999/2000, tendo chegado ao primeiro lugar na tabela nacional de vendas.

No primeiro dia de abril de 2004, Maria José Valério foi agraciada com a Medalha de Mérito da Cidade de Lisboa, grau ouro, atribuída pela Câmara Municipal de Lisboa e entregue numa cerimónia no Fórum Lisboa.

Em 2008, foi lançada uma coletânea O Melhor de Maria José Valério com temas da sua obra gravados para a editora Valentim de Carvalho.

Em 2017, foi cabeça de cartaz, a par de António Calvário, na peça Da Revista ao Musical.

DISCOGRAFIA

EP

1967

Maria José Valério (“Expedicionário”) (EP, 45 rpm, Marfer, Madrid) “Expedicionário”, “Um Dia”, “Casa Sombria”, “Deixa Andar”

1968

Maria José Valério (“Lisboa dos Milagres”) (EP, 45 rpm, Marfer, Madrid) “Lisboa dos Milagres”, “Um Turista em Portugal”, “Linda Terra é Lisboa”, “De Quem É Esta Lisboa”

1969

Maria José Valério (“Férias em Lisboa””) (EP, 45 rpm, Marfer, Madrid) “Férias em Lisboa”, “Longos Dias”, “Lisboa, Menina Vaidosa”, “Nunca Mais”

Partilhe
Share on Facebook
Facebook