Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Maria José Souza Guedes

Piano

Maria José Souza Guedes nasceu no Porto.

Fez os estudos musicais no Curso Silva Monteiro, sob a orientação pianística de Ernestina Silva Monteiro e posteriormente de Fernanda Wandschneider. Realizou o exame final desse Curso com 20 valores. Terminou também o Curso Superior de Piano do Conservatório de Música do Porto, com 20 valores.

Simultaneamente licenciou-se em Filologia Germânica na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

É detentora do Primeiro Prémio “Varella Cid” e da Medalha de Ouro Silva Monteiro.

Como bolseira da Fundação Gulbenkian, prosseguiu os estudos pianísticos em Viena, com Hans Graf .Posteriormente estudou com Sequeira Costa, tendo frequentado muitos “masterclass” de piano, orientados por Vlado Perlemuter, Jorg Demus, Carlos Cebro, Sequeira Costa etc, e de música de câmara, orientados por Maria João Pires, Augustin Dumay, Aurèle Nicolet, Patrick Gallois e Jean Ferrandis entre outros.

Como pianista, Maria José Souza Guedes é detentora de uma carreira internacional consolidada, com cerca de 400 concertos realizados, a solo, com orquestra e de música de câmara, em importantes auditórios e prestigiados festivais, em Portugal, (incluindo Açores e Madeira), Espanha, (incluindo Gran Canária), Suécia, Polónia, Roménia, Grécia, Eslováquia, Hungria, Alemanha, Finlândia, República Checa, Áustria, Itália (incluindo Sardenha e Sicília), Bélgica, Suiça, França , Rússia (incluindo a Sibéria), Macedónia, Eslovénia, Sérvia, Croácia, Noruega, Montenegro e EUA.

Foi solista das orquestras sinfónicas do Porto e de Lisboa, da Orquestra Clássica e da Orquestra Nacional do Porto, do Ensemble do Porto, da Orquestra Sinfónica de Szczecin, da Orquestra de Câmara da Silésia e da Orquestra de Câmara Nacional do Casaquistão.

Gravou 7 CD, três a solo e quatro em duo com o seu marido Luís Meireles, que obtiveram excelentes referências da crítica, Realizou gravações ao vivo para a RDP e RTP, (Portugal), RTVE (Espanha), Televisão da Macedónia (Grécia) , Rádio Bartók (Hungria), Rádio Nacional Eslovena e Rádio Vojvodina (Sérvia).

Foram-lhe dedicadas várias obras, nomeadamente pelo compositor Fernando C. Lapa, que estreou em primeira audição absoluta: Plural III para clarinete e piano (1993), Variações sobre o Coro da Primavera para piano solo (2000), Duplo Concerto para flauta, piano e orquestra de cordas (2002), O Milagre do Amanhecer (2008), para piano e 4 Versos de Olhar Suspenso, para piano e flauta (2012)

Integrou o júri do Quarto Concurso Internacional “Carlo Soliva” (Italia 1990), do XVII Concurso Internacional de Piano do Porto (2000), do III Concurso Maria Cristina Lino Pimentel (Torres Vedras 2003), do III Concurso Internacional “Gnessin” (Moscovo, 2003), do IV Concurso Internacional Inter-Fest Bitola, na Macedónia (2004) e Concurso Internacional A. Garcia Abril, (Teruel- Espanha, 2010) .

Foi membro de júri convidado de recitais de mestrado (2012) e do Concurso Helena Costa (2013), na ESMAE.

É professora do Conservatório de Música do Porto, desde 1982, após ter vencido o respectivo concurso de provas públicas. Muitos dos seus alunos têm sido regularmente premiados em concursos nacionais e internacionais.

Orientou cursos de alto aperfeiçoamento no Funchal (Conservatório Regional), em Paris (Conservatório Darius Milhaud) ,nos Cursos Internacionais de Música do Porto (Curso Silva Monteiro) e na Academia de Música de Viana do Castelo.

[ Atualizado a 08 de janeiro de 2019 ]