Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Maria José Falcão

Violoncelo

Licenciada pela Escola Superior de Música de Lisboa, Maria José Falcão iniciou os estudos musicais aos seis anos de idade na Fundação Musical dos Amigos das Crianças, em Lisboa.

Obteve o diploma do Curso Superior de Violoncelo do Conservatório Nacional de Lisboa com as mais altas classificações, após o que iniciou os estudos de aperfeiçoamento em Paris com o violoncelista Paul Tortelier.

Foi laureada por duas vezes com o Prémio Guilhermina Suggia, uma como solista e outra em formação de música de câmara.

Deu numerosos concertos em Portugal, em várias cidades da Europa e África, tendo gravado um disco na Hungria, com a Orquestra Sinfónica de Budapeste.

Participou em vários festivais, nomeadamente nos do Algarve, de Sintra, de Macau e do Funchal. Foi primeiro violoncelo da Orquestra Sinfónica da Emissora Nacional e da Orquestra Gulbenkian.

De 1976 a 1990, esteve radicada na Suíça, onde ocupou o lugar de violoncelo solista na Orquestra de Câmara de Lausanne e foi simultaneamente professora no Conservatório de Música desta cidade.

De regresso a Portugal, ingressou de novo na Orquestra Gulbenkian para ocupar o lugar de primeiro violoncelo solista. Leccionou na Fundação Musical dos Amigos das Crianças e é actualmente professora de violoncelo na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa. Em 1997, colaborou nos Cursos Internacionais de Verão de Cascais, na classe de aperfeiçoamento de violoncelo, organizados pela Câmara Municipal de Cascais e pela Universidade Nova de Lisboa.

16 Janeiro 2006

Partilhe
Share on Facebook
Facebook