Maria João Lopes

Pianista . Pedagoga . Autora

Maria João Lopes iniciou os estudos de Piano, em 2004, na cidade de Leeds no Reino Unido. A sua educação musical tomou continuidade quando ingressou no Conservatório Regional de Castelo Branco em 2007, onde permaneceu até terminar o oitavo grau em Piano com distinção em 2013. No mesmo ano, foi aceite e premiada com uma bolsa de estudo para o Royal Welsh College of Music and Drama em Cardiff no Reino Unido.

Terminada a licenciatura em Piano em 2018, foi aceite na Universidade de Évora, onde, mais tarde, veio a concluir o Mestrado em Ensino de Música, com a nota de 20 valores na sua tese final. É aluna de Doutoramento em Educação Artística na Universidade de Lisboa.

A sua experiência pedagógica foi se desenvolvendo desde 2013 através da docência do Piano e de Música, em geral, como professora freelancer no Reino Unido. Aqui, a sua carreira como professora ganhou asas e atingiu o sucesso com a enorme procura de alunos de diferentes idades, nacionalidades e peculiaridades.

Em 2018, Maria João Lopes regressou novamente ao seu país de origem, para a cidade de Évora. No decorrer dos seus estudos de Mestrado em Ensino, na Universidade de Évora, dedicou-se à área da investigação científica de Música e do ensino desta. Tem elaborado diversos materiais e guias didáticos para os seus alunos em todo o Mundo. Em 2021, apresentou no 2.º Congresso do Ensino Artístico Especializado da Fundação Calouste Gulbenkian, o tema de “Priorização no Estudo do Piano”.

Maria João Lopes tem feito várias apresentações em seminários e palestras científicas contribuindo, assim, com o seu trabalhos de investigação, para a divulgação e partilha do conhecimento na área do ensino de Música.

Tem publicado na editora internacional, Springer – International Publisher um artigo científico intitulado “Human Computer Interaction – Game-based Learning”.

Durante os últimos anos, tem sido membro da European Piano Teachers’ Association, onde, em 2022, apresentou o seu livro “Piano para Pequerruchos” na 44ª Conferência Internacional da EPTA. O livro “Piano para Pequerruchos” é um ponto marcante da sua carreira profissional, que foi redigido com a visão de expandir e inovar a aprendizagem inicial do piano, para as crianças que falam a língua portuguesa.

Maria João Lopes é também fundadora do projeto “Atividades Pianísticas” que nasceu em 2020, fruto da desmotivação dos alunos pela aprendizagem do piano, durante o período de confinamento. As “Atividades Pianísticas” têm passado por várias escolas de ensino especializado para tornar a aprendizagem do piano ainda mais divertida e colaborativa.

Bio inserida na Meloteca a 27 de agosto de 2022