Maria João Balseiro, flautista natural de Ílhavo

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Maria João Balseiro

Flauta transversal

Flautista e professora de Flauta Transversal, Maria João Vidal Balseiro iniciou os estudos musicais aos 9 anos, na Escola de Música da Banda dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo – Música Nova.

Durante o seu percurso académico frequentou classes de aperfeiçoamento de flauta transversal com os professores de renome.

Participou em diversos concursos nacionais e internacionais em que foi premiada sendo de destacar o 1º prémio no concurso “Terras de La Salette” (Categoria Sénior), em 2016 .

Em 2014 finalizou o 8º grau no Conservatório de Música de Aveiro, na classe de Ana Maria Ribeiro, com a classificação máxima. No mesmo ano, concluiu a Licenciatura na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo na classe de Ana Raquel Lima.

Em 2016 terminou o Mestrado em Ensino de Música na Universidade de Aveiro, na Classe de Jorge Correia. No âmbito do seu Mestrado, fez o estágio pedagógico no CMACG sob orientação da professora Florbela Dias.

Fez a tese de Mestrado sob orientação de Sara Carvalho, com o título “Onde Guardamos as partituras? – Um estudo de caso com alunos de Flauta Transversal” e sob o tema da memorização. Neste âmbito, foi selecionada para apresentar o seu projeto de tese de Mestrado no Research “Hands on” Flute, convenção/congresso organizada pela Associação Portuguesa de Flautas em 2017.

Além de se apresentar regularmente em concertos a solo e em grupo em Flauta Transversal e Piccolo, colabora regularmente com bandas e orquestras da região, de salientar a Orquestra Filarmonia das Beiras e Orquestra Filarmónica Portuguesa.

Com experiência profissional ao nível do ensino, é professora de Flauta Transversal da AMBI desde 2014, fez substituições na Academia de Música de Santa Maria da Feira em 2015, no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian em 2016 e na Academia de Música Costa Cabral no Porto em 2017.

Desde 2017 tem experiência no ensino de música a alunos com necessidades educativas especiais, nomeadamente problemas do espectro do autismo.

É docente do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro e no Conservatório de Música do Porto.

[ Bio facultada por Maria João Balseiro e publicada na Meloteca a 20 de agosto de 2020 ]

[ Músicos naturais de Ílhavo ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook