Maria do Rosário Pestana, investigadora

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Maria do Rosário Pestana

Investigação

Doutorada em Etnomusicologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Maria do Rosário Pestana é Professora Auxiliar Convidada, Diretora do curso de Mestrado em Música na Universidade de Aveiro e Investigadora integrada no Instituto de Etnomusicologia, Centro de Estudos em Música e Dança.

Desenvolveu investigação de arquivo e de campo em Portugal, França e na Suíça, as quais resultaram em publicações sobre: folclore e folclorização, música e emigração, comunidades musicais, música e movimento sociais, indústrias culturais.

Publicações recentes incluem Armando Leça e a Música Portuguesa (1910-1940); Folclore e Folclorização no Montijo: trânsitos e encontros da música e da dança (com Jorge Castro Ribeiro); Indústrias da música e arquivos sonoros em Portugal (com Manuel Deniz Silva); “O fado: Destinos e oportunidades do ‘ser portuguêss'” (ed. Heloísa Valente); “Mapping “Portuguese music”: the Armando Leça Collection (1939-40)” (In: International Forum on Audio-Visual Research. Jahrbuch des Phonogrammarchivs 5. Wien: Verlag der Österreichischen Akademie der Wissenschaften); “Músicas, memórias e outras pertenças: ambivalências do real e da ficção em práticas e consumos musicais no século XXI (Rocha, Rose de Melo. Peres-Neto, Luiz (ed.s). Participou em vários projetos de investigação desenvolvidos no INET-MD e patrocinados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Coordenou o projeto “Folclore e Folclorização no Montijo e foi co-responsável, com Susana Sardo, do projeto MIMAR.

Coordenou o projeto de investigação “A música no meio: o canto em coro no contexto do orfeonismo (1880-2012)”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e prepara a edição crítica dos registos sonoros da “Recolha Folclórica” realizada em 1939-40, por Armando Leça.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook