Foto CEPIC

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Maria de Macedo

Violoncelo

Maria de Macedo nasceu a 25 de outubro de 1931 em Vila Nova de Gaia. Iniciou os estudos de violoncelo no Conservatório de Música do Porto na classe de Madalena Sá e Costa. Aquando da sua graduação foi-lhe atribuído em 1955 o Prémio Suggia.

Continuou os estudos musicais na Europa com os violoncelistas Pierre Fournier e Enrico Mainardi, e nos EUA (Universidade de Indiana) com Janos Starker, do qual foi Professora Assistente. Também nos Estados Unidos estuda Música de Câmara com G. Sebok, Bernard Greenhouse e Menahen Pressler. Durante a década de 50, manteve uma intensa actividade como solista, em recitais, concertos com orquestra e gravacões. Esta actividade culminou com a sua performance no Wigmore Hall de Londres.

Foi membro da Orquestra Sinfónica do Porto, da Orquestra Nacional de Lisboa, e durante dez anos, solista da Orquestra Gulbenkian.

Vivendo em Madrid, Espanha, desde 1975, dedica-se ao ensino do violoncelo, realizando também numerosas masterclasses em diferentes cidades espanholas e importantes Universidades e Conservatórios Europeus. É também júri em importantes concursos internacionais como o Concurso Internacional VIC (Barcelona) e o Concurso Suggia (Porto).

Em 2001, Maria de Macedo fundou o prestigioso Forum de Violoncelos de Espanha, incluindo alguns dos mais importantes nomes mundiais a nível da performance e do ensino do violoncelo.

Desde 2013 é diretora artística do projecto Violoncelos de Sta. Cristina / Centro Internacional de Música de Santa Cristina, um projeto desenvolvido no seu país e região natais, envolvendo alguns dos mais destacados músicos (violoncelistas em particular) da actualidade.

25 de fevereiro de 2018

Partilhe
Share on Facebook
Facebook