Bio+
Marco Pereira
Violoncelo . Direção . Composição
Compositor, maestro e violoncelista, Marco Pereira nasceu no Porto em 2001. Enquanto compositor, estudou, até hoje, com os compositores Pedro Santos e Dimitrios Andrikopoulos.
Destaca-se, na sua formação, a masterclass com o compositor vienense Dirk d’Ase e o seminário, na Casa da Música, com o compositor francês Philippe Manoury.
Tem tido as suas obras tocadas regularmente em ambiente académico, destacando-se a colaboração recente com o ensemble Sketch 351.
Em 2021, foi premiado com o primeiro prémio no concurso de composição “ABC…Compositores! Prémio Incentivo à Criação” criado pelo OPART/Teatro Nacional de São Carlos (TNSC), onde a sua obra “O Mostrengo” foi estreada pela Orquestra Sinfónica Portuguesa, no Teatro Nacional de São Carlos, na temporada 2021/2022.
Enquanto maestro, teve aulas com o maestro espanhol Eduardo Martín Portal. É aluno de direção de orquestra do maestro português Cesário Costa, tendo já estreado várias obras contemporâneas de compositores jovens portugueses e dirigiu a ópera dos 90 anos do Curso de Música Silva Monteiro (instituição onde fez a sua formação básica e secundária).
Enquanto violoncelista, ingressou em várias orquestras, entre elas a Orquestra Sinfónica Ensemble e a Orquestra do Festival dos Dias da Música (2019). Trabalhou com diversos maestros, entre eles, Jan Wierzba, Cesário Costa e Christopher Bochmann. Frequentou várias classes de aperfeiçoamento, destacando-se professores como Paulo Gaio Lima.
No currículo conta também com o Prémio Rotary Club de Barcelos – jovem músico convidado para a abertura do concerto do pianista Guigla Katsarava, no festival de Fralães, Barcelos (2016); o Prémio Chamber Secondary Level – Excellent Gold Award no IV Festival/Concurso de Música de Hong Kong (2017); e o 1º Prémio Ex-aequo no I Concurso Interno de Mérito de Composição do Curso de Música Silva Monteiro (2019).
Tem sido convidado para realizar tertúlias musicais e comentar concertos pedagógicos de programa variado. É aluno do 3ºano da Licenciatura em Composição, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, no Porto, orientado por Rui Penha.
Bio facultada por Marco Pereira, publicada na Meloteca a 30 de janeiro de 2022
Músicos do Porto
Clique AQUI para saber mais sobre músicos do Concelho