Marco Miranda, guitarra portuguesa, músico de Lisboa

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Marco Miranda

Guitarra portuguesa

Marco Miranda nasceu em Lisboa em 1979. Estudou Engenharia Física Tecnológica, no Instituto Superior Técnico (ramo de Biofísica, onde estudou o efeito da música/estímulos auditivos nas ondas cerebrais humanas).

É professor de Guitarra Portuguesa e Viola de Fado. É ainda compositor e produtor de bandas sonoras originais para web, publicidade, séries televisivas e documentários.

Começou por tocar viola de acompanhamento de fado com o seu avô Luís Pinheiro (Guitarra Portuguesa), atuando em diversas casas de fado, restaurantes e festas particulares. Num aniversário, o avô ofereceu-lhe uma guitarra portuguesa, e a partir daí começou a ensinar-lhe a técnica, a escola e métodos.

Paralelamente, e como resultado dum interesse constante pela produção de música eletrónica, em 1999, nasce o projecto “M-PeX”, que admite a inclusão da guitarra portuguesa, tentando criar ambientes pouco usuais na cena musical nacional, misturando estéticas sonoras tão díspares como o Fado, Dub, DubStep, Trip-Hop e Drum’n’Bass.

Em 2007 e 2010, “M-PeX” foi selecionado na área da música, no concurso “Jovens Criadores” organizado pelo Clube Português de Artes e Ideias (CPAI) e Instituto Português da Juventude (IPJ), e que destaca artistas nacionais emergentes no panorama nacional.

Em 2007 editou em formato de edição de autor e com apoios da Associação Cultural Thisco e Fonoteca Municipal de Lisboa, o álbum de estreia “Phado”. Em 2011 edita “iPhado” (Edição de Autor/Editora Enough Records) composto por 5 temas inéditos com guitarra portuguesa misturada com música eletrónica criada num iPod e usando aplicações gratuitas da AppStore.

Em 2012 Marco Miranda editou “Ignis” (Edição de Autor/Editora Enough Records) composto por 5 temas inéditos com guitarra portuguesa misturada com música eletrónica Dubstep, cuja temática refere-se à teoria ancestral
dos Sólidos Platónicos. “Volukta” é o mais recente disco editado (Jan 2013, Edição de Autor/Editora Enough Records) e é um álbum conjunto com o projecto Makrox.

“M-PeX” é ainda responsável pelo programa “Puntz!”, todas as sextas das 0:00 à 1:00 na Rádio Zero do Instituto Superior Técnico – www.radiozero.pt – inteiramente dedicado à Música Eletrónica. Aí se revelam alguns temas originais, promovem-se projetos musicais e divulgam-se algumas sonoridades que dominaram e dominam a cena Eletrónica.

“M-PeX” encontra-se a compor/gravar novos temas para o próximo disco de originais. E ainda atua ao vivo nas mais variadas salas de espetáculos.

[ Músicos de Lisboa ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook