Marcelo Ricardo, percussionista

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Marcelo Ricardo

Percussão

Marcelo Ricardo nasceu em Nogueira, Vila Real (Portugal) em 25 de julho de 1992. Começou os seus estudos musicais aos 7 anos na Banda de Música de Nogueira. Em 2009 ingressou no Conservatório Regional de Música de Vila Real (Portugal) sob orientação da professora Isabel Silva.

Em 2010 obteve o 3º lugar da 2ª categoria no Concurso Interno do Conservatório Regional de Música de Vila Real. No mesmo ano ingressou no curso profissional de instrumentista de sopros e percussão do Conservatório de Música da Jobra (Portugal) sob orientação de Jeffery Davis, Pedro Fernandes e Leandro Teixeira.

De 2014 a 2016 frequentou o curso livre de percussão no Conservatório Regional de Música de Vila Real sob orientação de Isabel Silva, Giuliano Ribas e Luís Santiago.

No ano letivo de 2016/2017 frequentou o Curso Livre de Percussão do Conservatório de Música da Metropolitana sob orientação de Marco Fernandes.

Em 2017 foi admitido na licenciatura da Academia Nacional Superior de Orquestra (Portugal) tendo concluído a mesma em 2021 sob a orientação dos professores Fernando Llopis, Richard Buckley e Pedro Silva.

Frequentou classes de aperfeiçoamento com Rui Sul Gomes, Nick Woud, Roland Denes, Marckus Leoson, Pedro Carneiro, Miquel Bernat, Nuno Aroso, Bogdan Bacanu e Chin Cheng Lin. Trabalhou com vários maestros dos quais se destacam Jean-Marc Burfin, Pedro Neves, Pavel Baleff, Enrico Onofri, Pascal Verrot, Alberto Roque, José Eduardo Gomes, Paulo Martins e André Granjo.

Durante a licenciatura colaborou frequentemente com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra Académica da Metropolitana, a Orquestra Sinfónica Juvenil e com as Percussões da Metropolitana.

É membro fundador do grupo Rasga Fanfare Band.

Frequenta o primeiro ano de mestrado em orquestra na Högskolan för scen och musik (Suécia) sob a orientação dos professores Hans Hernqvist, Roger Carlsson e Daniel Berg.

Bio facultada por Marcelo Ricardo, publicada na Meloteca a 01 de setembro de 2021

Músicos de Vila Real

Clique AQUI para saber mais sobre músicos do Concelho.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook