Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Manuela Gouveia

Piano

A pianista Manuela Gouveia nasceu no Porto. Desde muito cedo, manifestou grande talento para a música.

Em 1951, deu o seu primeiro recital de piano e começou a estudar com Helena de Sá e Costa. Em 1958, apresentou-se pela primeira vez com orquestra. Na classe desta eminente professora e pianista portuguesa obteve em 1964, no Conservatório de Música do Porto, o diploma superior de piano com a mais alta classificação.

De 1967 a 1972, frequentou a classe de virtuosidade de Conrad Hansen na Staatliche Hochschule für Musik de Hamburgo, onde obtém o diploma final com a máxima distinção.

Ao longo da sua formação estudou também na Áustria, Reino Unido, Itália e Alemanha com Jörg Demus, Alfred Brendel, Paul Badura-Skoda, Vlado Perlemuter, Karl Engel e Wilhelm Kempff.

Recebeu numerosos prémios e distinções em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente no Concurso Internacional de Palma de Maiorca, Concurso Luso-Brasileiro(Portugal) e os prémios “Guilhermina Suggia” (Lisboa) e “Orquestra Sinfónica do Porto”.

Apresenta-se com várias orquestras e maestros europeus entre os quais Silva Pereira, Manuel Ivo Cruz, Álvaro Cassuto, Gunther Arglebe, A. Salazar, Ferreira Lobo, Marcel Dautremer, Henri Arends, E. van Remmortel, Nicholas Harsanyi, Ulysse Waterlot, Jean Marc Burfin e Rudolf Baumgartner.

As suas numerosas actuações, tanto a solo como com orquestra e agrupamentos de câmara com músicos de renome internacional, são aclamadas pela crítica e em grande parte transmitidas pela rádio e televisão.

No seu vasto repertório, que abrange obras do período barroco ao contemporâneo, têm lugar de destaque as obras de compositores portugueses, à divulgação das quais se tem dedicado especialmente. Alguns dos seus CDs, com obras destes compositores, são primeiras edições mundiais.

É especialmente apreciada pelas suas masterclasses e convidada regularmente para participar em júris de concursos e festivais internacionais.

Em 1993, foi agraciada com a Medalha de Mérito da República Portuguesa pela sua representação de Portugal no estrangeiro.

Desde 1996, é membro fundador e presidente da Associação de Cursos Internacionais (ACIM) de Óbidos, que desde entao anualmente organiza e promove a Semana Internacional de Piano de Óbidos – SIPO.

Lecionou no Conservatório de Música e na Escola Superior de Música do Porto, no Conservatório de Música de Bonn (Alemanha) e na Escola Superior de Musica da Catalunha – Barcelona, cidade onde regularmente continua a dar master classes.