• Morada

  • Telefone

  • E-mail

Manuel Teles

Saxofone

Manuel Teles é um saxofonista com mais de vinte prémios nacionais e internacionais e mestre pelo Conservatório Giuseppe Verdi de Milão, onde se formou com Summa Cum Laude sob a orientação de Mario Marzi. A sua versatilidade abrange a música moderna, o repertório clássico saxofonístico, a improvisação e a música orquestral.

Apresentou-se em salas como o Teatro alla Scala, Centro Cultural de Belém, Teatro Filarmonico di Verona, Casa da Música, MEO Arena, Auditorium Parco della Musica, os Coliseus de Lisboa e do Porto, Teatro di San Carlo e Gulbenkian.

Tem colaborado com a Orchestra Filarmonica della Scala, Divertimento Ensemble, Orchestra dell’Accademia Nazionale di Santa Cecilia, mdi ensemble e a Orquestra Metropolitana de Lisboa. Trabalhou com diversos músicos, maestros e compositores, entre os quais Salvatore Sciarrino, Myung-Whun Chung, Jacob ter Veldhuis, Gavin Bryars, Mikel Urquiza, Luís Tinoco, Maxime Pascal, Pedro Amaral, António Victorino D’Almeida e Martim Sousa Tavares.

O seu interesse por outras tradições culturais, particularmente as do sudeste europeu e da Índia, tem sido uma profunda orientação e inspiração para explorar diferentes concepções musicais, levando-o a colaborações com artistas como Hariprasad Chaurasia.

Da sua Discografia destacam-se Ascolta! (MPMP, 2022), uma recolha de obras originais para saxofone e percussão de Daniel Bernardes, João Pedro Oliveira, João Quinteiro, Telmo Marques e Paulo Jorge Ferreira; Lisboa–Milano (Stradivarius, 2023), com música para saxofone solo de Vincenzo Parisi, Luca Francesconi, Christopher Bochmann, João Pedro Oliveira e Salvatore Sciarrino; e Stepdance (GB Records, 2025), gravado em duo com a pianista Alexandra Tchernakova, com obras de Mário Laginha, Fazıl Say, Gavin Bryars, Chick Corea e António Victorino D’Almeida.

Bio facultada por Manuel Teles, atualizada na Meloteca a 23 de outubro de 2025