Manuel Nunes

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Manuel Nunes

Trompete

Manuel Nunes iniciou os estudos musicais no Conservatório de Música do Porto na classe de José Macedo.

Integrou a Orquestra Portuguesa da Juventude, Orquestra Luso-Alemã e Orquestra de Jovens Luso-Francesa, onde trabalhou com os Maestros Christian Fitzner e Jacques Grimbert, tendo com este último efetuado concertos por toda a cidade de Paris.

Integrou ainda a Orquestra Internacional do Music Meeting de Espinho, onde interpretou a 5.ª Sinfonia de Mahler, sob a direção do Maestro Omri Hadari.

No ano de 1995 foi premiado em Música de Câmara – Nível Superior no Prémio Jovens Músicos da Radiodifusão Portuguesa. Ainda em 1995, tocou a Solo com a Orquestra Sinfónica das Escolas de Música, tendo efectuado diversos concertos, sob a direcção de Leonardo de Barros. Ao longo da sua formação, participou em estágios da Orquestra Interescolar do Norte-Sinfonieta, tendo trabalhado com diversos Maestros, tais como Bernard Le Monnier e Omri Hadari.

Em 1997, concluiu o Curso Superior de Trompete, na classe de Kevin Wauldron, na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto (ESMAE). Participou em diversas masterclasses de Trompete com trompetistas como Häkan Hardenberger, John Aigi Hurn, Pasi Pirinen, Massimo Spiga, Philip Smith, Reinhold Friedrich, entre outros.

É membro da ITG – International Trumpet Guild, e membro fundador do “Monumentais Ensemble” – Quinteto de Metais. Organizou o I e II Concurso de Trompete, que decorreram nos anos de 1999 e 2005, na Academia de Música de Castelo de Paiva.

Lecionou a disciplina de Trompete na Academia de Música de Paços de Brandão, Escola Municipal da Póvoa de Varzim, Escola de Música Óscar da Silva, Conservatório de Música de Águeda, Conservatório de Música do Porto e na Academia de Música de Lousada aquando da sua fundação.

Paralelamente, estudou Direção de Orquestra com os Maestros Cesário Costa, Alberto Roque, Délio Gonçalves, Jo Conjaerts e Douglas Bostock. Estudou Direção de Banda na Escuela de Altos Estudios Musicales de Dirección de Orquesta y Banda de Huelva com o Maestro Francisco Navarro Lara.

É membro da WASBE – World Association for Symphonic Bands and Ensembles.

Em Dezembro de 2011 concluiu o Mestrado em Música – Direção de Orquestra de Sopros, no Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares, tendo redigido a Dissertação “A Importância da Orquestra de Sopros no Ensino da Música – Contributos para o Estudo de uma Realidade Nacional”.

Concluiu em 2012 o Curso de Profissionalização em Serviço na Universidade Aberta para os grupos de recrutamento de Trompete, Acústica Musical e Classe de Conjunto.

Atualmente leciona a disciplina de Trompete na Academia José Atalaya (Fafe) desde 2009 e na Academia de Música de Castelo de Paiva desde 1992, onde integrou a Direção Pedagógica de 1997 a 2017.

Simultaneamente é maestro da Orquestra de Sopros, da Orquestra do 2.º e 3.º ciclo e do Ensemble de Metais da Academia de Música de Castelo de Paiva.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook