Manuel Linhares, cantor Jazz

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Manuel Linhares

Canto . Jazz

Manuel Linhares (n. Horta, 1983-) é um cantor de Jazz português que se tem dedicado à performance, à composição e ao ensino. Para além da licenciatura em jazz pela ESMAE estudou na “Tallers de Muzics”- Barcelona e no Jazz Institute of Berlin.

Trabalhou e estudou com grandes músicos internacionais dos quais se salientam: Bobby Mcferrin, Judy Niemack, Theo Bleckmann, John Hollenbeck, David Linx, Rhiannon, Rebecca Martin, Becca Stevens, Gretchen Parlato, Guillermo Klein, David Binney, António Loureiro e ainda a extraordinária Meredith Monk.

Teve ainda a oportunidade de trabalhar com José Mário Branco, Rui Veloso, Sofia Ribeiro, João Paulo Esteves da Silva, Alexandre Frazão, Carlos Barreto, Mário Delgado e Carlos Martins.

Tem-se apresentado em palcos por Portugal, Europa, Estados Unidos e Brasil. Tocou em grandes festivais como “Caldas Nice Jazz” 2020, “Festa do Jazz” 2019, “Porta-Jazz Festival” 2012 e 2022, “Angrajazz” 2011 e 2013; “Jazz Fest of Berlin” 2011 bem como em muitos outros clubes de jazz.

Participou em várias edições discográficas e em 2013 lança o seu primeiro álbum de originais com o nome “Traces of Cities” seguido de “Boundaries” em 2019.

Em 2022 lançou o seu terceiro álbum de composições originais – “Suspenso”- um trabalho com produção musical a cargo do multi-intrumentista brasileiro António Loureiro e que junta a sua banda a um conjunto de convidados especiais, no qual se destaca o Coreto Porta-Jazz, David Binney, Frederico Heliodoro ou Guillermo Klein. Um álbum com o apoio da DGArtes e lançado sob o Carimbo Porta-Jazz.

Para além do seu projecto em nome próprio, Manuel Linhares tem um duo com o prestigiado cantor brasileiro Pedro Iaco e ainda é o cantor no projecto Mar-Planície do saxofonista Carlos Martins.

Paralelamente tem uma carreira como docente, leccionando aulas de canto e improvisação vocal. Assim, e desde 2017 conduz um laboratório de improvisação e criatividade vocal – “O Círculo da Voz”, com o objectivo de potenciar uma comunidade de cantores na cidade do Porto e que, para além da sua actividade regular, organiza workshops por todo o território nacional.

Desde 2019 cria, em parceria com os cantores Sofia Ribeiro e Rizumik, um retiro de improvisação vocal em Portugal de seu nome “Vocal Being Retreat”.

Bio publicada na Meloteca a 02 de maio de 2022

Músicos naturais da Horta

Clique AQUI para saber mais sobre músicos naturais do Concelho

Partilhe
Share on Facebook
Facebook