Manuel Fria, cantor, Elvas

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Manuel Fria

Voz

O cantor Manuel Fria nasceu em Elvas a 8 de julho de 1943. Cedo revelou dotes musicais. Começou por cantar em colectividades, em espetáculos de beneficência, e foi vocalista de conjuntos musicais de baile.

Em cumprimento do serviço militar, foi para Lisboa (Hospital da Estrela) e passou a frequentar aulas de canto com a professora Maria Luísa Ramalho, diplomada pelo Conservatório Nacional de Música.

Estreou-se na Voz do Operário, em Lisboa. Prestou provas na Emissora Nacional ficando logo admitido nos quadros e começando a fazer os serões para trabalhadores.

Entretanto assinou contrato com a sua primeira editora, R.C.A., (seguindo-se outras mais tarde) percorrendo o País de norte a sul cantando nas festas e romarias, incluindo as ilhas e países com comunidades de emigrantes portugueses. Cantou música popular mas tendo sempre a seu lado o fado até porque a sua primeira gravação comercial foi de fado.

Tem numerosos álbuns editados em cassete, vinil e CD.

Participou em Lisboa Cidade da Música produzida pela Câmara Municipal de Lisboa.

Participou em diversos programas de televisão. Em 2017 completou 50 anos de carreira cantando música popular e fado, nunca fazendo como profissão principal (pois tudo isto foi feito ao lado de uma carreira bancária de 30 anos).

O maestro Tavares Belo chegou a considerá-lo como uma das vozes graves mais bonitas.

[ Músicos de Elvas ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook