Manuel da Costa, regente de bandas, de Crestuma, Gaia

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Manuel da Costa

Tuba . Direção de bandas

Manuel da Costa, regente de banda, nasceu em Crestuma, concelho de Vila Nova de Gaia, em 1974. Foi durante 10 anos membro da Sociedade Filarmónica de Crestuma onde iniciou em 1986 a aprendizagem de Formação Musical e Tuba sob a orientação de Rufino Moura. Passou depois a executante da banda e, posteriormente, foi professor na escola de música da mesma. Aos 18 anos ingressou na Banda da Região Militar do Norte, tendo sido ainda elemento efetivo na Banda Musical da Trofa e na Banda de Revelhe de Fafe.

Em 1994 entrou para o Conservatório de Música do Porto, atuando como tuba na Orquestra de Sopros e como convidado no Grupo de Metais da Lapa (Porto). Em 1996 fundou, com o trompetista Ricardo Alves, o Grupo de Metais Invicta, vindo assim colmatar uma grande lacuna nesta classe no Conservatório do Porto. Ao longo dos anos, como tuba, teve várias atuações de relevo, tanto a nível nacional como internacional, tendo trabalhado com maestros de várias nacionalidades.

Na vertente de ensino, orientou um classes de aperfeiçoamento de tuba na Associação Cultural e Musical de Avintes tendo também exercido nesta associação a função de professor da classe de tuba e bombardino e ainda a direção artística do Grupo de Metais e de uma Orquestra de Câmara ambos criados por ele nesta associação. Além disso, durante 6 anos foi responsável pelo naipe de tuba sob a batuta de Lino Pinto. Desde 2017 é elemento efetivo e professor da classe de tuba da Banda de Vila Boa de Quires (Marco de Canaveses) onde também dirigiu um grupo de metais no Natal de 2018. É o diretor artístico da Banda Filarmónica de Sebolido.

[ Músicos naturais de Vila Nova de Gaia ]

Sobre músicos de Gaia, saiba mais AQUI.

Bio facultada por Manuel da Costa, publicada na Meloteca a 11 de fevereiro de 2021

Partilhe
Share on Facebook
Facebook