Manuel Costa

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Manuel Costa

Violeta

Manuel Costa, violetista do Quarteto Douro, nasceu no Porto em 1986. Iniciou os seus estudos musicais no Centro de Cultura Musical e na Escola Profissional Artística do Vale do Ave em violino e viola. Estudou com os professores Ana Cristina Mikus, Suzanna Lidegran, António Soares e Jorge Alves.

Concluiu a licenciatura em 2008 na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo na classe de viola do professor Ryszard Wóycicki.

Participou em classes de aperfeiçoamento com Alexei Mikhlin, Paul Wakabayashi, Barbara Friedhoff, Ryszard Wóycicki, Benjamin Chenier, Avri Levitan, Richard Gwilt, Toby Hofmann, Adrian Butterfield, Catherine Denley, Laurence Cummings.

Colaborou em inúmeras orquestra como, Orquestra Artave, Orquestra Sinfonieta da ESMAE, Orquestra ESART, Orquestra Nacional do Porto, Orquestra Barroca da Casa da Música, Orquestra de Câmara do Minho, Orquestra de Espinho, Orquestra de Música Antiga da ESMAE, nas quais trabalhou com os maestros, Xavier Gagnepain, Omri Hadari, António Saiote, Ernest Schell, Cesário Costa, Pedro Neves, Toby Hoffman, Yuri Nasuskin, Ana Mafalda Castro, Laurence Cummings.

Pertenceu a formações de quarteto de cordas com piano, trio com piano, trio de cordas, octeto de cordas e trio com clarinete e piano, sendo orientado pelos professores Ana Mafalda Castro, Jed Barahal, António Saiote, Sofia Lourenço e Radu Ungureanu.

Membro fundador do Quarteto Douro.

Frequenta o curso livre de preparação para mestrado e doutoramento na Universidade do Minho com os professores Jorge Alves e Toby Hofmann.

Actualmente exerce funções de docência na Companhia da Música e no Conservatório Regional Arteduca, sendo também docente convidado da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook