Manuel Carvalho, clarinetista, de Ovar

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Manuel Carvalho

Clarinete

Manuel Augusto da Silva Carvalho, clarinetista, nasceu em Ovar. É artista Selmer – Paris e é um dos clarinetistas mais relevantes da sua geração.

Detentor de sólida formação, concluiu com elevada classificação o Curso de Clarinete no Conservatório Nacional de Lisboa, o Curso Superior de Clarinete na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, do Instituto Politécnico do Porto, bem como o Bacharelato e Licenciatura pela ESMAE.

É graduado e diplomado cinco vezes pela Universidade de Aveiro como Mestre em Música, Área de Performance Investigação em Clarinete, sob orientação do clarinetista Alain Damiens, bem como Mestre em Música para o Ensino Vocacional, e Mestre em Ensino da Música, com profissionalização para o ensino, pela mesma Universidade.

Detém também o Curso de Especialização do Mestrado em Música para o Ensino Vocacional bem como o Curso de Especialização do Mestrado em Ensino da Música.

Estudou clarinete com António Saiote, Alain Damiens, Carlos Alves, Fausto Carvalho, Guy Deplus, Gregory Smith, Henri Bok, Howard KIug, Jaime Carriço, Kalio Miulberg, Luís Si1va, Manuel Jerónimo, Michel Arrignon, Paul Meyer, Philippe Cuper, Rui Martins, Vladimir Stoyanov e Walter Boeykens, entre outros.

Exerce atividade docente, como professor de Clarinete e Música de Câmara, de maestro e, como clarinetista e concertista de reconhecido mérito, atuou e atua nas principais salas de concerto portuguesas e em alguns importantes palcos internacionais.

Destacam-se, mais recentemente, a convite do ICA (International Clarinet Association), a participação como artista Selmer e clarinetista português, em Recitais, no V Congresso Nacional de Espanha, no II Congresso Europeu do Clarinete em Madrid e no Congresso Mundial do Clarinete, no Centro Cultural Conde Duque – Madrid.

Partilhou palco com alguns dos melhores clarinetistas mundiais, integrando uma enorme lista de virtuosos clarinetistas de todo o mundo, escolhidos e convidados para atuarem no maior e mais representativo evento mundial deste género, sendo organizado pelos EUA, sempre em diferentes países e denominado “ClarinetFest”, recolhendo os maiores elogios e aplausos de um auditório totalmente esgotado.

Bio facultada por Manuel Carvalho, publicada na Meloteca a 30 de julho de 2021.

Músicos naturais de Ovar.

Clique AQUI para saber mais sobre os músicos do Concelho.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook