Magna Ferreira, soprano, direção

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Magna Ferreira

Soprano

Natural de Estarreja, Magna Ferreira é licenciada em Canto pela Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo e Mestre em Estudos da Criança, especialização em Educação Musical, pela Universidade do Minho, onde defendeu a tese sobre o tema “Contributos para um Cânone da Ópera Infantil Portuguesa“.

Foi membro do Estúdio de Ópera da Casa da Música onde trabalhou com Peter Harrison (Técnica Vocal), Jeff Cohen, Giuseppe Frigeni, Cornelia Geiser, Graziela Galvanni, Lorna Marshall, entre outros. Frequentou diversas classes de aperfeiçoamento de Canto (Dalton Baldwin, Rudolf Knoll, Gundula Janowitz), Música Antiga, Direcção Coral e/ou Orquestral (Gerald Kegelman, Ernst Shnell, Jos Vermunt, Cesário Costa). Trabalha regularmente com Jill Feldman, Richard Levitt e Ana Mafalda Castro (Música Antiga).

Apresentou-se em diversos festivais, com destaque para: Festival Internacional de Música de Gaia (2000), Festival Internacional de Coros de Puebla – México (2002), Festival Internacional de Música de Mafra (2002, 2003, 2004), Festival Obra Aberta da Casa da Música (2003), Festival de Paços de Brandão (2004).

Como solista, destaca-se a sua participação na estreia mundial de “Canticum Canticorum”, de João Heitor Rigaud; na ópera “The three sisters”, de Ned Rorem; na estreia moderna de “Joaz” (no papel de Athalia), de Benedetto Marcello; na estreia moderna de repertório do Convento de Ave Maria no Porto (Séculos XVIII e XIX).

Tem cantado com diversas formações, entre as quais, os grupos “Udite Amanti” e “A Imagem da Melancolia”, “Remix Ensemble”, “Remix Orquestra”, Orquestra “Artave”, Orquestra “Sine Nomine”, Orquestra do Norte e Orquestra do Minho.

Como maestrina tem dado especial importância à Música Portuguesa e à Música Vocal para a Infância. Colaborou com o Serviço Educativo da Casa da Música, com destaque para a preparação vocal da obra “Da primeira liberdade” (estreia mundial no concerto pré-inaugural do Grande auditório da Casa da Música), de Fernando Lapa.

Actualmente é professora de Coro no Conservatório de Música do Porto, de Canto no Curso de Música Antiga da ESMAE e no Curso de Direcção Coral na Universidade do Minho.