clarinetista Mafalda Sofia Silva Lopes

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Mafalda Lopes

Clarinete

Mafalda Sofia Silva Lopes iniciou os estudos musicais em Clarinete em 1995, na Sociedade Filarmónica de Crestuma (Vila Nova de Gaia), com Manuel António Moura. No mesmo ano, ingressou na Fundação Conservatório Regional de Gaia na classe de Nuno Pinto, concluindo o curso complementar em 2003. Participou na Orquestra Clássica do referido conservatório sob a orientação de Mário Mateus, e na Orquestra de Sopros sob a orientação de Saúl Silva e Lino Pinto. Em maio de 2001 ganhou o 2º Prémio no Concurso Interno.

No ano letivo 2002/2003, frequentou o 1º ano do curso de Música – Ensino de Clarinete, na Universidade de Aveiro, sob a orientação de Luís Silva e música de câmara com David Wyn Lloyd.

Em 2003 foi admitida na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto, tendo concluído em 2007 o Bacharelato em Clarinete na classe de Nuno Pinto e,  em 2008, a Licenciatura na classe de António Saiote.

Colaborou com a Orquestra de Clarinetes Invicta All Stars e com a Orquestra Sinfonieta. Participou em vários grupos de música de câmara sob a orientação dos professores Sofia Lourenço, Jaime Mota e Nuno Pinto.

Frequentou diversas classes de aperfeiçoamento de Clarinete com Aleksander Romanski, António Saiote, Nuno Pinto, Carlos Alves, Luís Carvalho, José Ricardo Freitas, Luís Filipe Santos, Tiago Abrantes, Bruno Graça, Josep Fuster, António Rosa, Stéphane Hascoët, Michel Arrignon,  Alain Damiens, Henri Bok, Justo Sanz e Venancio Rius.

Integrou diversas orquestras de jovens tais como: Orquestra de Jovens de Águeda, Banda Sinfónica da Feira, Estágio da Orquestra Nacional de Sopros dos Templários 2002 e 2003, 2º Estágio de Formação de músicos da FTDBF em Vila Real 2005; Festival Internacional de Música de Gaia entre 1998 e 2005 e Estágio da Orquestra de Sopros da Bairrada 2005.

Trabalhou com os maestros: Florin Totan, Jan Cober, Zoltán Santa, Peiralberto Cattaneo, Hélder Tavares, Lino Pinto, Mário Mateus, Paulo Martins, José Vilaplana, Tiago Abrantes, António Saiote, Fernando Ribeiro, José Manuel Brito, Vicente Soler Solano, Nayden Todorov, Manuel Matos Ruivo, José Ricardo Freitas, Octavio Mas Arocas, Saúl Silva, Manuel Ivo Cruz, Délio Gonçalves e Rodolfo Saglimbeni.

Lecionou a disciplina de Expressão Musical desde 2008 até 2011 no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) nos agrupamentos de escolas de Albergaria-a-Velha e São João de Loure. Em 2010, frequentou o curso “Pedagogia e Didática do Ensino da Música no 1º Ciclo do Ensino Básico” tendo como formador Eduardo Miranda Bueso.

Em 2012 concluiu o Mestrado em Ensino de Música (Clarinete) na Universidade de Aveiro.

Lecionou a disciplina de Clarinete no Conservatório Regional de Coimbra desde 1 de setembro de 2012 até 31 de agosto de 2015.

Fez parte do Clarinetíssimo Ensemble sob a orientação de Hélder Tavares.

Atualmente leciona a disciplina de Clarinete na Academia de Música da Banda Velha União Sanjoanense, cargo que ocupa desde 2006 e onde exerce funções de Diretora Pedagógica; na Associação de Instrução e Recreio Angejense, desde 2016; e no Conservatório de Música de Águeda desde 1 de Setembro de 2010.

[ Bio facultada por Mafalda Lopes e publicada na Meloteca a 24 de maio de 2019 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook