Bio+
Madalena Sá Pessoa
Piano . Ensino
Maria Madalena Nunes Pereira de Sá Pessoa nasceu a 5 de Maio de 1920, na freguesia de São Sebastião, em Setúbal, e faleceu em Cascais a 15 de fevereiro de 2020 em Cascais.
Iniciou os estudos de música aos 8 anos. Frequentou o Conservatório de Lisboa, onde terminou o Curso Superior de Piano orientado por Jaime Silva, com a nota final de 19 valores.
Aos 21 anos foi para a Covilhã onde começou a dar aulas de piano a particulares. Aos 23 anos casou com o industrial de Lanifícios António de Sá Pessoa, de quem teve 7 filhos Aos 40 anos ficou viúva, deixou a Covilhã e instalou-se com os seus 7 filhos em Carcavelos.
Frequentou o curso de Iniciação Musical, na Fundação Calouste Gulbenkian, regido pelo Professor Edgar Willems, um curso de aperfeiçoamento no Conservatório de Délémont (Suíça), regido por Jacques Chapuis, o curso de Verão de Jos Wytack.
Leccionou na Escola Preparatória Conde de Oeiras, na Academia de Santa Cecília, no Colégio “O Cavalinho” e na Escola de Dança Ana Mangericão. Durante os anos 60 e 70, foi organista na Igreja Paroquial de Carcavelos, voltou nos finais dos anos 90 até 2008.
A partir dos finais dos anos 70, passou a lecionar na Academia dos Amadores de Música, onde permaneceu cerca de 25 anos. Aqui lecionou as disciplinas de Iniciação Musical, Pré-Solfejo e Piano, tendo particular destaque o ensino de música para crianças.
Paralelamente ao ensino da disciplina de iniciação musical, dedicou-se particularmente à especialidade de acompanhamento pianístico, tendo colaborado com Pilar Torres Quinhones Levy, com quem fez várias digressões pelo país.
Durante vários anos fez o acompanhamento pianístico do Coro da Academia dos Amadores de Música, sob a orientação de Fernando Lopes-Graça e mais tarde com José Robert.
Madalena Sá Pessoa, acompanhou ao piano a «voz etnográfica» (expressão de Mário Vieira de Carvalho) de Celeste Amorim.
OBRAS LITERÁRIAS E MUSICAIS
Histórias Cantadas, Ana Maria Ferrão (Autor), Madalena Sá Pessoa (Autor)
Edição da Plátano Editora
Fernando Lopes-Graça, Celeste Amorim, Madalena Sá Pessoa, Canções do 25 de Abril e 13 Canções Heróicas, 1 de Janeiro de 1989, Associação 25 de Abril