Luzia Rocha

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Luzia Rocha

Investigação . Ensino

Luzia Aurora Rocha possui os graus de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento em Ciências Musicais pela Universidade NOVA de Lisboa com especialização realizada na Leopold Fränzes Universität de Innsbruck (Áustria) com Tilman Seebass.

É membro integrado do CESEM, unidade de investigação onde também coordena Linha Temática de Iconografia Musical. É membro do Study Group on Musical Iconography (membro fundador), do Study Group for Latin America and the Caribbean (ARLAC-IMS) e do Global East Asian Music Research, da IMS (International Musicological Society). Também do Study Group on Iconography of the Performing Arts do ICTM (International Council for Traditional Music).

Em Portugal, é membro da SPIM – Sociedade Portuguesa de Investigação em Música. É colaboradora do Grupo de Iconografia Musical da Universidad Complutense de Madrid.

Exerceu funções de docência na Academia de Amadores de Música, Escola Técnica de Imagem e Comunicação (ETIC), Instituto Piaget (ISEIT de Almada, mais tarde, Coordenadora da Licenciatura em Música), INUAF -Instituto Superior D. Afonso III, Academia Nacional Superior de Orquestra (Mestrado em Ensino da Música, com orientação de teses) e Universidade Lusíada de Lisboa.

Tem participado como oradora e como oradora principal (“keynote speaker”), por convite, em conferências nacionais e internacionais. Tem publicado artigos em periódicos com arbitragem científica, incluindo periódicos indexados na Web of Science e Scopus.

É autora dos livros Ópera e Caricatura – O Teatro de S. Carlos na obra de Rafael Bordalo Pinheiro (vol. 1 e 2) e Cantate Dominum: Música e Espiritualidade na Azulejaria Barroca Portuguesa editado pelo CESEM/Colibri.

É co-autora do livro Imagens de Música: Itinerário Iconográfico-Musical (Guias Palácio Fronteira), publicado em 2019. Luzia Rocha ganhou um Prémio de Mérito da Universidade NOVA de Lisboa (1999), uma bolsa de Doutoramento da FCT (2006), uma bolsa de investigação da Fundação Oriente (2015) e, mais recentemente, uma posição de investigadora no CESEM/NOVA FCSH.

[ Bio facultada por Luzia Rocha e publicada na Meloteca a 08 de março de 2020, no Dia Internacional da Mulher ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook