Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Luísa Tender

Piano

Luísa Tender nasceu no Porto, onde estudou piano com Anne-Marie Mennet (Conservatório do Porto), Pedro Burmester (Escola Superior de Música do Porto) e Helena Sá e Costa.

Entre 1997 e 2000 estudou com Vitalij Margulis em Los Angeles; e, de 2000 a 2002, com Irina Zariskaya, no Royal College of Music em Londres. Aí obteve o grau de Master of Music em Performance Studies. Em 2004 obteve o Diplôme Supérieur d’Exécution em piano na École Normale de Musique de Paris.

Foi premiada em diversos concursos de música.

O seu primeiro CD (Bach and Forward) inclui obras de Johann Sebastian Bach, Franz Schubert e Claude Debussy e foi uma das escolhas do mês do Abril de 2009 da revista britânica Classical Music. O seu segundo trabalho discográfico, um CD duplo com obras portuguesas para violoncelo e piano com Bruno Borralhinho, foi publicado pela editora alemã Dreyer & Gaido (Berlim) e recebeu os melhores elogios da crítica (Fanfare, Strings Magazine, Das Orchester). Está actualmente a preparar, para a editora Naxos, a gravação integral das sonatas para piano de João Domingos Bomtempo.

Foi durante dois anos lectivos assistente convidada de piano e música de câmara na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto. Actualmente, reside em Lisboa e ensina na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESART). Aí ensina Piano, Harmonização ao Piano, e Música de Câmara. Vários dos seus antigos alunos são já pianistas profissionais e professores de piano. Lecciona ainda no Mestrado em Ensino de Música da ESART, no âmbito do qual tem orientado vários trabalhos na área do ensino instrumental. Tem o título de Especialista em Performance de Piano. Orienta com regularidade classes de alto aperfeiçoamento de piano em Portugal e no estrangeiro.

Luísa Tender foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e do Royal College of Music. Realiza regularmente concertos e recitais em Portugal e no estrangeiro. É investigadora em doutoramento no CESEM/ Universidade Nova de Lisboa, na área da Educação e Desenvolvimento Humano.

É presidente da Assembleia-Geral da EPTA-Portugal (European Piano Teachers Association).

Partilhe
Share on Facebook
Facebook