Bio Mais

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Luísa Amaro

Guitarra portuguesa

Luísa Amaro é a primeira mulher guitarrista profissional de guitarra portuguesa. É a primeira mulher a compor profissionalmente para este instrumento e a apresentar-se como concertista.

Luísa Amaro estudou Guitarra Clássica no Conservatório Nacional de Lisboa com o Professor Lopes e Silva e prosseguiu os seus estudos em Barcelona, em 1983, com a grande guitarrista argentina Maria Luísa Anido.

Tendo cursado Direito, desistiu do mesmo para se dedicar de forma profissional e exclusiva à Música, o que lhe permite, pelo trabalho desenvolvido desde 1996,considerar-se pioneira na abordagem inovadora que tem desenvolvido com a guitarra portuguesa.

Em 1984 começa a tocar e a acompanhar Mestre Carlos Paredes (1925-2004) em centenas de concertos por todo o mundo.

Desde 1996 que Luisa Amaro se dedica à guitarra portuguesa como compositora.

Da sua busca incessante de novas envolvências tímbricas e de um repertório diferente e original para um instrumento carregado de tradição simbólica, nasceram projectos que desafiam a guitarra portuguesa para outros pulsares e ritmos, afastando-se do tradicional mundo do fado a que habitualmente se associa esta guitarra..

Do seu percurso como compositora e concertista em guitarra portuguesa, destacam-se os CDs editados:

“Canção para Carlos Paredes” de 2004, , “Meditherranios” de 2009, “Geração do Novo Cancioneiro” (poemas ditos por Maria de Jesus Barroso com música de Luisa Amaro), de 2010 e “Argvs” de 2014, sendo a primeira mulher a gravar para guitarra portuguesa em nome próprio.

Tem dado inúmeros concertos em Portugal e no estrangeiro. estando prevista para breve a edição de um novo CD