Luís Ribeiro

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Luís Ribeiro

Saxofone

Luís Ribeiro é diplomado em Saxofone, Pós-Graduado em Pedagogia do Saxofone e Mestre em Ensino da Música, tem frequentado em Portugal e no estrangeiro, vários cursos de aperfeiçoamento com os reputados professores Daniel Deffayet (Professor Honorário do Conservatório Superior de Paris), Claude Delangle (Professor do Conservatório Superior de Paris), Jean – Yves Formeaux, Pierric Leman, Stephane Laporte, Joel Batteau, Vincent David e António Felipe Belijar.

Colabora com as seguintes Orquestras: Brácara Augusta, Sinfonieta do Porto, Orquestra do Norte, Orquestra de Câmara do Minho, Orquestra Luso-Alemã, Orquestra Artave, Orquestra Portuguesa de Saxofones tendo actuado com os seguintes maestros Kevin Wauldron, William Malambri, José Ferreira Lobo, Yuri Nasuskin, Jan Cober, entre outros.

Participou em gravações discográficas, para a RTP, RDP, RTC, editora Molennar – Holanda, etiqueta Instituto de Santo António dos Portugueses em Roma – Itália. Foi o primeiro saxofonista vencedor do 1º prémio do “Concurso Helena Sá e Costa”, concurso realizado pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. Tem sido convidado a realizar masterclasses, participar em festivais internacionais e em júris de concursos nacionais e internacionais.

Em 2012 foi convidado a integrar o 35º International Saxophone Symposium, realizado em Washington, Estados Unidos da América. Editou em 2014 o trabalho discográfico “Metamorphoses”, com a Pianista Ingrid Sotolarova.

É Director artístico da Orquestra de Saxofones do Minho. Leciona a disciplina de saxofone no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. Desde 2010 é professor de Saxofone e Música de Câmara no Departamento de Música do Instituto de Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Minho. Tem desenvolvido, como pedagogo, uma classe de saxofone com alunos premiados em concursos nacionais e internacionais.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook