maestro Luís Oliveira

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Luís Oliveira

Direção

Luís Oliveira, maestro da Banda Musical de Lagares, iniciou os estudos musicais com 10 anos de idade, em Setembro de 2001, na Escola de Música da Banda Musical de Lagares, na classe de José Manuel Freitas. Apenas no ano seguinte iniciou as aulas de Clarinete com João Moreira.

Mais tarde, ingressou na Academia de Música de Lousada (atualmente Conservatório do Vale do Sousa), em Clarinete, onde frequentou as classes dos professores Tiago Abrantes e Carlos Silva. Posteriormente teve aulas particulares com Alberto Vieira.

Para além do conservatório, conciliou os seus estudos musicais com o curso de ciências e tecnologias, no 12º ano da Escola Secundária de Penafiel. Distinguiu-se como um aluno de mérito. Em 2009 ingressou na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, no Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação, que concluiu em 2014 com mérito e nesse mesmo ano, ainda antes de terminar o curso, começa a trabalhar como Engenheiro de Software na empresa Mercatura.

Desde cedo frequentou classes de aperfeiçoamento e workshops de Clarinete com os professores Nuno Pinto, Bruno Gama, Nuno Silva, João Moreira, Iva Barbosa, Ricardo Alves, José Eduardo Gomes e João Ramos.

Como instrumentista trabalhou com os maestros José Manuel Freitas, Alberto Vieira, José Eduardo Gomes, Rui Leal, Frederic Cardoso, Fernando Marinho, Francisco Ferreira, António Ferreira e Filipe Fonseca.

Colabora regularmente com diversas bandas filarmónicas e orquestras de sopros. Foi membro da Orquestra Clássica da FEUP desde a sua fundação (Setembro 2013) até 2018, onde desempenhou o papel chefe de naipe.

No ano de 2010 foi convidado a fazer parte da Direção da Associação Musical e Recreativa de Lagares como Vice-Presidente, cargo que ocupou até dezembro de 2019. A experiência adquirida ao longo dos anos neste cargo permitiu adquirir competências válidas na gestão de uma associação, bem como na organização e gestão de eventos associados à mesma.

Em setembro de 2016 foi aceite na Academia Europeia de Direção de Banda para estudar Direção de Orquestra, sob orientação artística do Maestro Jan Cober.

Frequentou ainda masterclasses de Direção de Orquestra com diversos maestros de renome, dos quais se destacam Alberto Roque, Alex Schillings, André Granjo, Fernando Marinho, Jan Cober, Javier Viceiro, Jean Sébastien Béreau, José Eduardo Gomes (com o qual teve também aulas particulares durante o ano de 2015), José Rafael Pascual Vilaplana, Rafael Agulló Albors e Shannon Kitelinger.

Simultaneamente, tem aprofundado os seus conhecimentos em Análise, Harmonia e Orquestração primeiramente com o professor Artur Fernandes no Conservatório de Música do Porto e desde 2017 com os professores Cláudio Moreira a título particular e Andrés Álvarez.

[ Bio facultada por Luís Oliveira e publicada na Meloteca a 05 de dezembro de 2019 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook