Luís Martelo, trompetista

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Luís Martelo

Trompete

Atualmente radicado na Inglaterra, Luís Martelo nasceu na freguesia de Barcouço, concelho da Mealhada. É o Trompete Principal/Solista da Taunton Concert Band, Lead Trumpet da Bertie’s Big Band e The New Groove, Solista dos Skaravan Club, Solo Cornet da Phoenix Brass Band, e um dos trompetistas Freelance mais requisitados para shows comerciais e sessões de estúdio.

Gravou várias faixas e álbuns para bandas nacionais e internacionais e fez arranjos para a secção de sopros. Recentemente gravou com os Postmodern Jukebox UK, gravou o novo single da banda Nederveen, e o novo single da cantora irlandesa Marie Therese, de Dublin, que veio gravar na Inglaterra. Ela trabalhou com a Universal Records.

Gravou para o produtor de Hollywood Scott Fivelson, que produziu o filme American Reel e Near Myth – The Oskar Knight story, e a faixa chama-se Uber Time!

Na Inglaterra Luís Martelo já tocou no passado Lead Trumpet com a Deane Big Band e os Postmodern Jukebox, Groove-a-Licious (funk / soul banda), 1º trompete / solista com a Orquestra Clássica de quarta-feira, trompete / solista principal com a Tone Big Band, 1st Trumpet com a Somerset County Orchestra, Trumpet com a Big Noise Street Band, freelance com The Motown Gold Band da Earcandy, a orquestra de fossa do Regal Theatre, várias vezes ao vivo na
BBC Radio.

Luís apresentou-se a solo em diversos países, como Suíça, Luxemburgo, Portugal, Inglaterra e ilha de Jersey, Espanha e País de Gales, Croácia e tem sido um sucesso emergente.

Recentemente foi convidado por Philippe Schartz, trompete principal da BBC National Orquestra do País de Gales, para se juntar à orquestra como reforço freelance no futuro.

Recentemente, trouxe ao mercado seu primeiro método de trompete e o seu primeiro álbum de originais a solo “All of Me” que conta com alguns dos maiores nomes mundiais e tem sido um sucesso de vendas e bastante aclamado pelos grandes nomes da musica e do trompete mundial.

Luís Martelo é artista Robinson’s Remedies & G&M Instruments & Huber Mutes patrocinado por Barkley Microphones & BrassFeelings. O seu mérito tem sido premiado e reconhecido:

  • Global Music Awards – Medalha de Bronze
  • Melhor Instrumentista em 2020
  • Nomeado pelo Cinderella Awards para os melhores músicos de teatro 2019/2020 em Inglaterra
  • Voto de Saudação Assembleia da República 2021
  • Medalha de Mérito Cultural Município da Mealhada 2021
  • Voto de Louvor Freguesia de Barcouço 2021
  • Voto de Louvor Royal British Legion por serviços culturais à coroa e comunidade inglesa 2021

Fundador do canal Trumpet Player Portugal e da Associação Portuguesa de Trompetistas, ex-trompetista do Exército em Portugal, Luís Martelo tocou na Sinfónica Banda do Exército e Banda Militar de Évora.

Estudou trompete no Conservatório de Música de Coimbra, The Trinity College of Music – Londres, e na Universidade de Évora (Música Clássica) com Pedro Monteiro.

Luís Martelo tocou em bandas e orquestras por todo o Portugal, de norte a sul, desde grandes bandas a orquestras clássicas e bandas filarmónicas, como trompete principal e solista, incluindo dezenas deles como artista convidado (Banda Filarmónica Lyra Barcoucense, Banda de Mourão, Banda de S. João da Madeira, Banda de Portel, Banda de Nossa Senhora de Machede, Big Band da Vidigueira, Banda dos Bombeiros Voluntários de Alvito, Banda de Lorvão, The Magic Jazz Band (cofundador), Banda da Pampilhosa do Botão, Banda da Pampilhosa da Serra, Banda de Ançã, Orquestra clássica da Universidade de Évora, entre outras.

Completou várias classes de aperfeiçoamento e cursos, como o 1º e 2º Masterclass de Metais em Taveiro (Portugal) e 1º curso de Música de Câmara em Fermentelos (Portugal), a Advanced Wind Band Masterclass John Packer em Taunton, Advanced Wind Band Masterclass 2019 e 2020 em Wellington, e terminou em 2019 um ano de Curso Online com o Trompetista Brasileiro e Solista Internacional Flávio Gabriel.

Foi ensinado por grandes músicos como Fernando Vidal (trompete, ex-trompetista e maestro principal do Exército Português), Pedro Monteiro (Trompete, Orquestra Gulbenkian e Orquestra Sinfónica Portuguesa, Hot Club Portugal-Big Band), Sergei Nakariakov (Solista lendário, Rússia/Israel), Louis Dowdeswel (Yamaha Artist, Lead Player), Vince Dimartino (International Solist), Paulo Viveiro (Latin
Vencedor do Grammy 2 vezes, solista internacional de trompete, trompetista Seu Jorge, Brasil), Rex Richardson (Solista Internacional), Andrea Tofanelli (Solista Internacional), Kenny Rampton (Trompetista do Jazz na Orquestra do Lincoln Center com Wynton Marsalis, ex-trompetista de Ray Charles), Daniel Louro (professor de trompetista português no Conservatório Nacional de Lisboa), Bruno Fernandes (trompetista português, solista de trompete natural no Ballet de Holanda), Keith Fiala (trompetista da Banda Arturo Sandoval, ex trompetista do Maynard Fergunson Orchestra), Nailson Simoes (lendário trompetista brasileiro e professor), Chris Coletti (ex-trompetista de metais canadenses), Ronald Romm (ex-trompetistas de metais canadenses), Morris Northcutt (artista americano de Bach, solista internacional), Mike Lovatt (lendário britânico, o trompetista gravou James Bond, Harry Potter, Marvel), Jesse Sadoc (Orquestra Municipal do Rio de Janeiro, Brasil, solista internacional) Mark Upton (The Royal Marines Solista), Silverio Pontes (um dos pais do Choro, lenda brasileira), Diogo Duque (BLH, Aurea e Salvador Sobral trompetista, português), Matilda Lloyd (trompetista inglesa solista), Mary Elizabeth Bowden (solista de trompete americana, prémio musical com medalha de ouro dos Global Music Awards, Yamaha Artista), Yervand Margaryan (artista de Taylor, trompete de jazz, arménio), Scott Belck (americano, Musico de jazz, diretor da universidade e professor), Huw Morgan (trompete principal da Orquestra Sinfónica de Basileia, galês), Marcos Motta (trompete principal da Orquestra Sinfónica Municipal de S. Paulo – Brasil) João Coca (Trompete, Ole, BSE, Phil Collins Legacy), Sérgio Carolino (Yamaha Tuba), Luís Granjo (professor de trompete, Portugal), Daniel Tapadinhas (professor de trompete no Conservatório de Coimbra), Flavio Gabriel (brasileiro solista internacional e fundador da ”Trompete online”, Trompete), Christopher Consitt Bochmann (maestro/compositor), Stephen Smith (ex-maestro da Royal Marines Band), Sam Hairsine (maestro da Royal Marines Band), Nigel Seaman (consultor musical da Cory Band, a melhor Brass band do mundo), Duncan Stubbs (ex-Diretor Principal da Música da Força Aérea Real), Bob Spiller (Maestro, Trompetista, Ex-Royal Marines Band) Dan Falcone (Trompetista da Lady Gaga), Kenny Robinson (Banda do Maynard Ferguson e Aretha Franklin) e muito mais.

Bio facultada por Luís Martelo, publicada na Meloteca a 10 de julho de 2021.

Músicos da Mealhada

Clique AQUI para saber mais sobre músicos da Mealhada

Partilhe
Share on Facebook
Facebook