Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Luís Magalhães

Piano

Natural de Lousado, Vila Nova de Famalicão, Luís Magalhães iniciou os estudos musicais aos 5 anos com a Ângela Brandão. Aos 12 anos ingressou no Curso de Piano do Centro de Cultura Musical de Caldas da Saúde, estudou com Eduardo Rocha e posteriormente com José Alexandre Reis, tendo concluído o curso do conservatório com a classificação máxima. Com 18 anos começou os seus estudos de bacharelato na Escola Superior de Música do Porto na classe de Pedro Burmester. Foi-lhe dado o grau de Bacharel em 1998.

Foi galardoado com primeiros e segundos prémios no Concurso Maria Campina 1992 e 1997, Concurso Nacional Juventude Musical Portuguesa em 1992, Prémio Jovens Músicos da RDP (Música de Câmara) em 1995, Menção Honrosa no Prémio Helena Sá e Costa em 1996 e Menção Honrosa do Conservatório Souza Lima em São Paulo, Brasil em 1993, entre outros.

Luis Magalhães participou no “2002 Russian Music Piano Competition” na Califórnia, EUA, tendo sido distinguido com o 2º Prémio, medalha de prata, e prémios para melhor interpretação de música Russa e melhor interpretação de Rachmaninoff.

Participou em cursos de alto aperfeiçoamento com Joel Bello Soares, Vitalij Margulis, Luis Moura e Castro, Helena Sá e Costa, Dimitri Baskirov, Tânia Achot, Laszlo Simon, Paul Badura-Skoda e Alicia de Larrocha.

Apresentou-se com a Orquestra Nacional do Porto, Orquestra do Norte, Orquestra Sinfonieta do Porto, Orquestra Sinfónica da Universidade de Stellenbosch, Orquestra Filarmónica de Cape Town, Orquestra Sinfónica de Johannesburg sob a direcção dos Maestros Maier Minsky, José Ferreira Lobo, Osvaldo Ferreira, Omri Hadari, Álvaro Salazar, Jerzy Salwarowski, Gunther Arglebe, Eric Rycroft, Gunther Walner, Robert Maxim entre outros.

Apresentou-se em recitais a solo e música de câmara em diversos países da Europa, EUA, América Latina e África do Sul. Em Janeiro de 1999 entrou para a classe do Maestro Vladimir Viardo na Universidade of North Texas onde começou os seus estudos de Mestrado. Concluiu recentemente “cum laude” o grau de Mestrado in Performance na Universidade de Stellenbosch. Encontra-se agora matriculado na Universidade de Cape Town no grau de doutoramento.

Luís Miguel Magalhães apresenta-se frequentemente em duo de pianos com a sua mulher, Nina Schumann, duo que tem obtido as melhores criticas internacionais pela sua musicalidade expressiva e técnica apurada. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian desde 1993 até 2002.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook