Contactos
Luís Macedo
Percussão . Trompete
Luís Macedo é um conceituado trompetista e percussionista profissional português, que tem vindo a construir uma sólida carreira no panorama do jazz nacional e internacional.
É conhecido por ser um versátil percussionista e baterista de estúdio, bem como o trompetista principal da renomada Orquestra de Jazz de Matosinhos (OJM) e colaborado com Remix Ensemble, Lisbon Film Orchestra, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, entre outros.
Ao longo da sua carreira, tem-se apresentado, gravado e colaborado com músicos e orquestras de renome mundial, como Richard Bona, Perico Sambeat, Andrew Rathbun Large Ensemble, Rebecca Martin, Larry Grenadier e a HR Bigband da Rádio de Frankfurt, além de ter trabalhado com a Meinl Ibérica, entre outros.
Para além da sua notável carreira no jazz, Luís Macedo é também um requisitado percussionista e baterista de estúdio, tendo gravado e colaborado com várias bandas, orquestras e projetos.
O seu talento e profissionalismo têm sido reconhecidos por marcas de referência na indústria musical, sendo atualmente um Artista Oficial da Yamaha Music Global, sE Electronics e Denis Wick Products.
Com uma sólida formação musical, uma técnica apurada e uma abordagem criativa e versátil, Luís Miguel Macedo tem vindo a deixar a sua marca no panorama musical português e internacional, afirmando-se como um músico de excelência e um nome a reter no mundo do jazz e da música improvisada.
Luís Miguel Macedo nasceu a 17 de julho de 1994, no Porto, no seio de uma família com uma forte tradição musical. É neto do conceituado trompetista, Maestro e Professor José Macedo, e filho do Maestro, percussionista e compositor Luís Fernando Costa Macedo. Desde cedo, Luís cresceu rodeado de música e influências que viriam a moldar o seu percurso artístico.
Iniciou os estudos musicais com José Fernando e, em 2004, ingressou no Conservatório de Música do Porto, tendo como primeiro professor de trompete Francisco Silva. Desde 2005, estudou com o renomado professor Manuel Luís Azevedo, que se tornou uma figura fundamental na sua formação musical.
Em 2010, Luís Macedo participou na classe de aperfeiçoamento do prestigiado professor Pierre Dutot, uma experiência que contribuiu para o seu desenvolvimento técnico e artístico. Nesse mesmo ano, integrou a Orquestra de Jazz do Conservatório de Música do Porto, com a qual atuou em locais como o Centro Cultural de Belém, o Casino de Espinho e no programa da RTP “Verão Total”. Com esta orquestra, Luis teve também a oportunidade de gravar para a Antena 2, um marco importante no início da sua carreira.
A versatilidade de Luís ficou evidente desde cedo, tendo-se apresentado como baterista com a BigBand La Belle Époque, com a qual gravou um CD. Participou também na Orquestra da Praça da Alegria, em dois programas especiais: “Gala Final Dança na Praça”.
Esteve no estágio da Academia de Espinho, onde foi 1º trompete da Orquestra de Sopros, dirigida pelo Maestro Fernando Marinho, e da Orquestra Sinfónica, sob a direção do Maestro Roberto Valdês. Foi ainda trompetista na Banda Musical de Melres e professor de trompete na Academia da mesma.
Em 2012, ingressou na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), na vertente de trompete jazz, dando continuidade à sua formação académica. Durante este período, foi lead trumpet da Orquestra de Jazz do Conservatório de Música do Porto e da ESMAE BigBand, destacando-se pela sua liderança e técnica.
Após a sua formação académica, Luís Miguel Macedo continuou a desenvolver a sua carreira musical, participando em diversos projetos e colaborando com artistas de renome nacional e internacional. Em 2017, foi nomeado lead trumpet da BigBand das Escolas Superiores Nacionais no Festival S. Luiz em Lisboa, um reconhecimento do seu talento e liderança no meio académico e musical.
Luís tem sido uma presença constante no prestigiado Festival Guimarães Jazz, tendo sido convidado, em 2019, para lead trumpet do ensemble do compositor e saxofonista canadiano Andrew Rathbun, para a apresentação da sua obra “Atwood Suite”. Esta colaboração evidencia o reconhecimento internacional do talento de Luis e a sua capacidade de integrar projetos de elevado nível artístico.
Ao longo da carreira, tem participado em numerosos festivais de jazz e música, como o MUSA Cascais, Festival Porta-Jazz, European Jazz Conference, EDP Live Bands, MEO Marés Vivas, Festival do Crato e Caldas Nice Jazz, entre outros. Nestes eventos, teve a oportunidade de partilhar o palco com figuras proeminentes do jazz internacional, como Seamus Blake, Nils Wogram, Andrew Rathbun, Dana Hall, John O’Gallagher, Peter Evans, Dave Douglas, Tim Hagans, Clark Sommers, Scott Cowan e Aubrey Johnson, bem como com artistas nacionais de referência, como Maria João, Kurt Rosenwinkel, Kiko Freitas, Lluc Casares, Mário Costa e Julian Argüelles.
Para além do jazz, tem colaborado com diversos artistas portugueses de diferentes géneros musicais, como Tiago Nacarato, César Mourão, Lisbon Film Orchestra e Rádio Comercial, demonstrando a sua versatilidade e capacidade de adaptação a diferentes estilos e contextos.
Ao longo da sua carreira, tem participado em várias gravações, tanto ao serviço da Orquestra Jazz de Matosinhos, como com outros projetos, deixando assim um legado discográfico significativo.
Luís Miguel Macedo é considerado uma referência nacional como lead trumpet, tendo sido convidado, em 2021, para atuar com a prestigiada orquestra de jazz da Rádio de Frankfurt – hr-Bigband, ao lado de Melissa Aldana e Jim McNeely. É também o lead trumpet da conceituada Orquestra Jazz de Matosinhos.
O seu talento e profissionalismo têm sido reconhecidos por marcas de referência na indústria musical, sendo atualmente artista oficial da sE Electronics, Yamaha Music Global e Denis Wick Products, além de colaborar com outras marcas como Meinl Ibérica e Faina Drums.
Bio facultada por Luís Macedo, publicada na Meloteca a 14 de fevereiro de 2025
Músicos de Gondomar
Clique AQUI para saber mais sobre músicos do Concelho.