compositor Luís Lopo

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Luís Lopo

Piano . Composição

Luís Lopo nasceu no Montijo, Portugal, em 1991. Iniciou os estudos musicais aos 6 anos, tendo, em 2003, ingressado no Conservatório Regional de Setúbal na classe de piano de Eduardo Jordão, passando posteriormente a frequentar a classe de Nuno Batoca, também docente na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa.

Em 2018 concluiu o Mestrado em Ensino de Música, variante de Composição, na Universidade de Évora, sob a orientação dos professores Christopher Bochmann e Roberto Pérez.

Actualmente encontra-se a terminar o Mestrado em Ensino de Música, variante de Piano, no Instituto Piaget de Almada.

É Licenciado em Música, variante de Piano, pela Universidade de Évora onde estudou na classe da professora Ana Telles. Noutras áreas de ensino estudou com os professores Benoît Gibson, Pedro Amaral, Roberto Pérez, entre outros.

Em 2015 concluiu todas as disciplinas obrigatórias da Licenciatura em Música, variante de Composição, na Universidade de Évora, na classe do professor Christopher Bochmann.

Em 2017 obteve o 2.º Prémio no 4.º Concurso de Composição da Academia de Flauta de Verão com a obra “Nevoosidades III” para flauta em sol.

Em 2016 a Orquestra Sinfónica Juvenil (OSJ) encomenda e estreia, no Teatro Municipal São Luiz, a sua obra “… guerra … loucura … existência …”, sob a direcção de Christopher Bochmann.

Nos anos de 2014 e 2015 as suas obras “3 Pequenas Peças para Piano” e “Epifania” foram peças obrigatórias das provas eliminatórias do Concurso Prémio Jovens Músicos na categoria de Piano e Violoncelo (nível superior), respectivamente, tendo sido posteriormente editadas e publicadas pela Scherzo Editions.

Integrado na “Semana da Composição”, organizada pela Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), foram estreadas as suas obras “Poema à Boca Fechada” (2014), “Vivo Longe” (2015) e “Short Movie” (2016), pelo Grupo de Música Contemporânea da Universidade de Évora, sob a direcção de Christopher Bochmann.

Em 2013 foram estreadas as peças, “Nevoosidades I” para clarinete solo em sib e “3 Pequenas Peças para Piano”, no Teatro Municipal São Luiz.

Luís Lopo participou e assistiu a diversas classes de aperfeiçoamento de piano, com os pianistas Lilian Akopova, Christophe Simonet, Sara Davis Buechner, José Eduardo Martins, Pedro Burmester, Jean-Pierre Armengaud, Anna Kijanowska, entre outros.

Participou também no VIII Workshop de direcção coral organizado pela Escola de Música Eborae Mvsica, sob a direcção de Paulo Lourenço.

De 2014 a 2019 foi professor de Piano e de Análise e Técnicas de Composição na Academia de Música de Lagos e no Conservatório de Música de Portimão – Joly Braga Santos.

Desde 2018 é professor de Piano do Regime Integrado de Música no Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes, em Portimão.

[ Bio facultada por Luís Lopo e publicada na Meloteca a 29 de julho de 2019 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook