Luís Granjo trompetista

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Luís Granjo

Trompete

Luís Granjo nasceu a 1 de Outubro de 1977 no Troviscal (Oliveira do Bairro). Frequentou o Conservatório de Música de Aveiro onde estudou com José Ferreira, Rui Brito e Kevin Wauldron.

Em 1995 entrou para a Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto onde obteve, no ano lectivo 1999/2000, o bacharelato em Trompete.

Em 1998 foi laureado com o 1º prémio com menção honrosa entre a classe de Trompete e o 2º prémio de entre todos os instrumentistas no concurso para jovens solistas em Purmerend (Holanda). Em 1999 foi o concorrente melhor classificado na classe de Trompete, nível superior, do Concurso da RDP – Prémio de Jovens Músicos. No mesmo ano alcançou também um 2º lugar no 1º Concurso de Trompete de Castelo de Paiva. Em 2000, com o “Capela Brass Quintet”, foi laureado com o 1º Prémio (89 pontos em 100) no concurso de música de Câmara em Neerpelt na Bélgica.

Em 2002 concluiu a Licenciatura em trompete na ESMAE tendo recebido o prémio da Fundação António de Almeida para a melhor licenciatura do seu curso.

Foi 1º Trompete da Orquestra Metropolitana de Lisboa, da Orquestra da Federação Académica do Porto e da Orquestra de Jazz de Matosinhos.

Realizou vários recitais com piano, órgão, quinteto de metais, orquestra e outras formações por todo o país onde interpretou uma grande variedade do repertório escrito para trompete.

Participou em 2008 com o Grupo de Trompete da ESMAE na Conferência do International Trumpet Guild em Banff no Canadá. Interpretou, com a Orquestra Filarmonia das Beiras, os concertos para trompete de Joseph Haydn e J. N. Hummel.

Participou em 2011 com a União Filarmónica do Troviscal na Conferência da WASBE (World Association dor Symphonic Bands and Ensembles) em Chiayi City, Taiwan. Esta apresentação incluiu a estreia mundial do Concerto para trompete e banda “Wind” de João Madureira. Associado a esta participação realizou ainda concertos em Macau e Hong-Kong. Participou também com esta instituição, em Julho de 2016, no III Encontro de Bandas Filarmónicas da Casa da Música interpretando a solo o Concerto para trompete de Alexander Aroutunian.

Em 2014 foi laureado com o 1º Premio ‘Golden Star – Fundación Excelentia no concurso internacional TrumpetLand Stars em Valência – Espanha. Este premio incluiu a interpretação a solo, com a orquestra S. Cecília, do Concerto a Trombe Principale de Johann Nepomuk Hummel no Auditório Nacional de Madrid em Abril de 2015. Em 2016 participou, a solo, no 1º concerto da Orquestra académica da Universidade de Coimbra interpretando o Concerto para Trompete de Sérgio Azevedo.

Tem sido convidado a desenvolver, um pouco por todo o país, workshops, masterclasses, estágios e júris em concursos.

Na atualidade é instrutor na Universidade de Aveiro, professor no Conservatório de Música do Porto e é trompete solista da Orquestra Sinfónica do Porto, Casa da Música.

Participou no estágio “Orquestra de Sopros de Jovens Músicos” em 1994, cuja comemoração dos 25 anos se celebra na presente edição do Estágio D’Ouro em 2019

[ Publicado na Meloteca a 06 de julho de 2019 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook