Luís Gomes, eufónio

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Luís Gomes

Eufónio

Luís Gomes iniciou os estudos musicais aos 12 anos na classe de Eufónio, na Academia da Música de Santa Maria da Feira. Tendo concluído o 2º grau, ingressou na Escola Profissional de Música de Espinho (EPME), na classe dos professores Ilídio Massacote e Adélio Carneiro, onde concluiu o curso profissional em 2008, com as mais elevadas classificações.

No ano de 2008, foi admitido na Escola de Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE) onde, 3 anos mais tarde concluiu os estudos superiores novamente com as mais elevadas classificações. Teve como professor o internacionalmente reconhecido, artista Yamaha, Sérgio Carolino.

Durante o seu percurso académico e profissional, teve a oportunidade de tocar nas melhores orquestras de sopros nacionais. Entre essas, destaca-se a Banda Sinfónica Portuguesa, campeã mundial de orquestras de sopros no concurso em Kerkrade, 2011.

Teve a oportunidade se trabalhar sob a direcção de maestros de grande renome internacional, como Jan Cober, José Vilaplana, Rafa Albórs, Douglas Bostock e Alex Schillings.

A sua experiência profissional enquanto eufonista levou-o ao estrangeiro, trabalhando com orquestras de sopros em Espanha (Benidorm, Valência e Altea), Inglaterra (Londres), Holanda (Kerkrade) e a visitar várias cidades na China. Trabalhou também com alguns dos maiores nomes de tubas e eufónios a nível mundial, como Sérgio Carolino, Steven Mead, Simon Style, Anne Jelle Visser, Thomas Ruedi, Matthew Van Emmerik, Adam Frey, François Thuiller, Mike Forbes, Mizuho Kojima, Tanja Karkialeinen, James Gourlay e Jukka Myllys.

Como solista, conta com uma estreia nacional do “Concerto for euphonium” de Vladimir Cosma, acompanhado pela Fanfare Orchestre da EPME, e uma estreia mundial da obra para eufónio e orquestra sinfónica “Utaki”, do compositor australiano Mike Fitzpatrick.

Actualmente, é solista B da Banda Sinfónica Portuguesa, membro fundador do trio “LUGUS” e  do ensemble português de Tubas, “How Low Can You Go?”, dirigido por Sérgio Carolino e tutor de Eufónio e tuba na Academia de Música de São João da Madeira, Artâmega, CCA – Amarante e Academia de música de Vale de Cambra.

[ Bio facultada por Luís Gomes e publicada na Meloteca a 03 de maio de 2019 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook