Luís Filipe Sá piano

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Luís Filipe Sá

Piano

Luís Filipe Sá é diplomado pelo Conservatório de Música do Porto na classe de Maria Teresa Xavier. Foi igualmente discípulo de Helena Moreira de Sá e Costa, com a qual desenvolveu e aprofundou os estudos de piano. Trabalhou música de câmara nas classes da violoncelista Madalena Moreira de Sá e Costa e do violinista Alberto Gaio Lima. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.

Frequentou cursos de interpretação com Joseph Paleniceck, Aldo Ciccolini, Luís Moura e Castro, Nelly Ben-Or e Monique Deschaussées, tendo com esta última aperfeiçoado em especial as vertentes técnica e interpretativa.

É premiado em diversos concursos nacionais.

Desenvolveu uma vasta actividade no âmbito da ópera e da música coral sinfónica, em estreita colaboração com o Círculo Portuense de Ópera, como pianista, maestro titular do coro e maestro assistente do maestro Ivo Cruz. Foi membro do Conselho Artístico desta instituição.

Orientou cursos de interpretação e de leitura à primeira vista e foi responsável pela direcção musical e acompanhamento de vários cursos e concursos nacionais e internacionais.

Actuou em recitais e concertos em Portugal, Espanha e França, quer como solista quer em agrupamentos de música de câmara, e gravou vários programas para a RTP e RDP. Sob a direcção dos maestros Gunther Arglebe, Omri Hadari, Gintaras Rinkevicius e Muhai Tang, foi solista com as Orquestras Sinfónica e Nacional do Porto. Como pianista convidado, colabora assiduamente e há muitos anos com a actual Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.

Exerceu funções docentes no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga e no Conservatório de Gaia. É Professor Adjunto na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do IPP, onde lecciona desde 1990.

2015

Partilhe
Share on Facebook
Facebook