Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Luís Casalinho

Clarinete

Luís Casalinho nasceu em 1968, em Leiria, Portugal. Em 1984 iniciou os estudos musicais na Banda Filarmónica da Caranguejeira, em Leiria. Em 1987, frequentou aulas de clarinete com Luís Silva, no Sport Operário Marinhense, tendo ingressado no Conservatório Nacional de Lisboa um ano mais tarde para classe de clarinete de Jorge Trindade, onde estudou também com os professores Jaime Carriço e Rui Martins.

Terminou o Curso Superior de Instrumentista de Orquestra, na Academia Nacional Superior de Orquestra, especialidade de Clarinete (grau de Licenciatura) com Étienne Lamaison.

De 1989 a 1991, integrou a Orquestra Sinfónica Juvenil, com a qual participou num estágio na Grécia. Ainda em 1991, ficou em 1º lugar na Orquestra Portuguesa da Juventude, ocupando o lugar de solista A. Nesse mesmo ano, integrou a Orquestra João Domingos Bomtempo.

No ano lectivo de 1991/92 foi convidado a participar na Orquestra do Conservatório Nacional de Música de Lisboa, dirigida pelo Professor Fernando Eldoro, ocupando o lugar de solista A.

Em 1992, integrou a Orquestra Nova Filarmonía Portuguesa. Como instrumentista, trabalhou ainda com várias outras orquestras, entre as quais a Orquestra Sinfónica Portuguesa e a Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Participou em diversas Master classes com clarinetistas internacionais tais como, António Saiote, Guy Deplus, Guy Chadash, Paul Meyer, Jaques Di Donato entre outros.

Participou em diversas Master classes de orquestra dirigida pelo Maestro Jean-Sebastien Béreau.

Leccionou clarinete no Conservatório Regional de Portalegre, na Academia e Conservatório Metropolitano de Lisboa e Academia de Música de Alcobaça. Lecciona clarinete e classe de conjunto há quase duas décadas, na Escola de Música do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes. Actualmente é maestro da Orquestra de Sopros de Leiria.

Em 2000 iniciou o estudo de direcção de Banda no XXIX Curso de Aperfeiçoamento para Regentes de Bandas Filarmónicas do INATEL, com os maestros Alberto Roque e José Brito e desde então tem feito vários cursos com diversos maestros, tais como, Henrique Piloto, Baldur Brönimann, Mitchel Fennel e José Pascual Vilaplana.

Actualmente é mestrando do Curso de Direcção de Orquestra de Sopro no Instituto Piaget de Almada, onde estudou direcção com André Granjo, Alberto Roque, Délio Gonçalves, José Brito, Jo Conjaerts, Jean-Sebastien Béreau, Félix Hauswirth e Mitchel Fennel, tendo já realizado o seu concerto Final de Mestrado com a Orquestra de Sopros de Leiria.