Luís Capelas, viola braguesa

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Luís Capela

Viola braguesa

Luís Capela nasceu em Angola em 1966. Com cerca de 10 anos, em Portugal, despertou para música e iniciou um percurso de autodidatismo. Numa breve passagem por um grupo de música tradicional portuguesa, aproximou-se de forma marcante para o seu futuro, do cavaquinho minhoto e da viola Braguesa.

Já com alguns anos de prática de ensino de cavaquinho iniciou o Curso de Viola Dedilhada que terminou em 2008. Desde então dedica-se profissionalmente ao ensino de música e de instrumentos tradicionais.

Colabora com a Orquestra de Cordofones Tradicionais de Braga onde toca bandoloncelo. É também compositor e arranjador de peças musicais, nomeadamente para a referida Orquestra. Desde 2014 que se dedica com grande interesse à Viola Braguesa, defendendo-a e divulgando-a.

Partiu de si a ideia da organização de umas Jornadas de Viola Braguesa no sentido de discutir o instrumento e a sua prática, sendo coorganizador nas edições de 2018 e 2019.

É auditor do Instituto Português da Qualidade no processo de Certificação da Viola Braguesa.

Tem algumas composições escritas para viola braguesa, a solo ou em formação com outros instrumentos. É fundador e elemento do quinteto Ai Braguesa.

Bio facultada por Luís Capelas, publicada na Meloteca a 03 de julho de 2021

Partilhe
Share on Facebook
Facebook