Luís Balão direção

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Luís Balão

Direção

O Maestro Luís Miguel do Rosário Balão é licenciado pela Escola Superior de Música de Lisboa, em Música, Variante de Composição, Direção e Formação Musical, “Direção de Orquestra de Sopros”.
 
Nasceu em 1971 em A-dos-Francos e reside em Sintra.
 
Iniciou os estudos musicais como clarinetista, com 9 anos de idade na Banda de Música da Sociedade de Instrução Musical de A-dos-Francos.
 
A sua formação musical especializada contempla o Curso Complementar de Clarinete do Conservatório Nacional de Lisboa nas classes dos professores Artur Moreira e Luís Gomes. Frequentou cursos, seminários e Workshops de aperfeiçoamento dos seus conhecimentos e competências, trabalhando com profissionais de referência nacionais e internacionais, destacando-se trabalho individual de aperfeiçoamento com os professores Manuel Jerónimo, Joaquim Ribeiro, Rui Martins, Luís Gomes, Nuno Silva e Hermann Stefansson.
 
Como clarinetista, colaborou em diversos agrupamentos musicais em todo o país ao longo da sua carreira, foi membro da Orquestra de Clarinetes José Canongia, da Orquestra de Sopros de Sintra, tocou na Orquestra do Conservatório Nacional e Orquestra da Escola Superior de Música de Lisboa durante a sua formação em Direção de Orquestra de Sopros.
 
A sua carreira militar teve início em 1990 na Banda do Exército. Após a conclusão do Curso de Sargentos passou pela Banda do Governo Militar de Lisboa onde exerceu também funções de formador. Atualmente pertence ao quadro da Banda Sinfónica do Exército, onde exerce funções de Sargento-ajudante Músico executante de Clarinete. Na Banda Sinfónica do Exército, além de instrumentista, exerce também funções de formador.
 
Na área da Direção de Orquestra de Sopros tem vindo a fazer o seu aperfeiçoamento em Masterclasses com alguns maestros de renome nacional e internacional, tais como o Maestro Délio Gonçalves, OlandaMaestro Jo Conjaerts, Maestro Alberto Roque, Maestro Timothy Reynish, Maestro Reed Thomas, Maestro Craig Kirchhoff, Maestro Paulo Martins, Maestro Felix Hauswirth e Maestro Odd Terje Lysebo.
 
Entre 2001 e 2009, Luís Balão foi professor de Clarinete na Sociedade Filarmónica União e Progresso da Abrigada e colaborou com a sua Banda de Música. Entre setembro de 2008 e setembro de 2013 foi Maestro e diretor artístico da Banda de Música da Sociedade de Instrução Musical de A-dos-Francos e professor da sua Escola de Música.
 
Entre Maio de 2014 e Setembro de 2015 foi mentor do projeto de junção das Bandas “Filarmónica do Cacém” e da “Banda Filarmónica de Mira Sintra”, da qual foi o seu Maestro, Diretor Artístico, coordenador e professor da escola de música.
 
Desde Novembro de 2014 é Maestro, Diretor Artístico, professor e coordenador da escola de música da Banda do Centro Cultural Azambujense.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook