clarinetista Luciana Guimarães

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Luciana Guimarães

Clarinete

Luciana de Oliveira Guimarães, natural de Espinho, iniciou os  estudos musicais aos 12 anos na Escola de Música da Banda União Musical Paramense. Em 2001, ingressou na Escola Profissional de Musica de Espinho na classe de clarinete de Luís Carvalho. Terminado o 12° ano profissional em Música, foi admitida em 2004 na Escola Superior de Artes Aplicada de Castelo Branco na classe de Carlos Alves, onde concluiu os dois primeiros anos da licenciatura.

Em 2008, após concurso, ingressa nos quadros da Banda da Armada. Em 2009 foi admitida na classe de Paulo Gaspar, na Escola Superior de Música de Lisboa, terminando a licenciatura em 2012.

Fez parte de todas as orquestras académicas das instituições onde estudou, trabalhando com vários maestros de reconhecido mérito: Cesário Costa, Omri Hadari, Mauricio Dini Ciacci, Vasco Pearce de Azevedo, Alberto Roque, Cristopher Buchmann, Timothy Russel, Steve Davis, entre outros.

Luciana Guimarães frequentou classes de aperfeiçoamento em Clarinete com António Saiote, Josep Fuster, Iva Barbosa, Vítor Matos, Paulo Gaspar, Manuel Jerónimo, Vítor Pereira, Luís Carvalho, Carlos Alves e Massimo Mazzone.

Fez também parte da Banda Sinfónica Portuguesa e da Banda Sinfónica de Santa Maria da Feira. É membro fundador do quarteto de clarinetes Índigo, com o qual obteu um 3º lugar na categoria de Música de Câmara nível Superior na 21° Edição do Concurso Prémio Jovens Músicos e um 4° lugar no 3° Concorso Internazionale dei Duchi d’Acquaviva, Atri, Itália.

Fez parte ainda do Ensemble de Clarinetes Clarinetíssimo de Santa Maria da Feira e da Orquestra de Clarinetes Marcos Romão dos Reis. Desde 2012 é professora de clarinete da escola de música da SIMPS, Porto Salvo.

[ Bio facultada por Luciana Guimarães e publicada na Meloteca a 26 de agosto de 2019 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook