Luciana Cruz violinista

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Luciana Cruz

Violino

Luciana Cruz iniciou os estudos musicais aos cinco anos de idade em Piano. Aos doze iniciou o curso de Violino na Escola Profissional e Artística do Vale do Ave.

Licenciou-se em 2008 pela Academia Nacional Superior de Orquestra sob orientação de Aníbal Lima na classe de Violino. Em 2013 concluiu o Mestrado em Ensino da Música – Ramo Cordas/Violino (profissionalizante) na Academia Nacional Superior de Orquestra, ministrado em associação com a Universidade Lusíada de Lisboa.

Participou em cursos e classes de aperfeiçoamento e em Portugal e no estrangeiro com os docentes Gerardo Ribeiro, Blagoja Dimcevsky, Gilles Apap, Rainer Sonne, entre outros.

Desde 2006 colabora como músico convidado na Orquestra Metropolitana de Lisboa (tendo sido músico convidado permanente na temporada 2008/2009), na Sinfonietta de Lisboa e na Orquestra Sinfónica Portuguesa.

De 2010 a 2016 foi membro contratual da Orquestra Gulbenkian. Teve assim a oportunidade de trabalhar sob a direcção de vários maestros, como: Lawrence Foster, Esa-Pekka Salonen, Kirill Petrenko, David Afkham, Thomas Adès, Bertrand de Billy, Christian Tetzlaff, Augustin Dumay, Simone Young, entre outros.

De 2006 a 2009 assumiu as funções de professora da classe de violino no Conservatório Regional de Música “Jaime Chavinha” e de Coordenadora do Departamento de Cordas dessa mesma Instituição. Desde então lecionou na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, na Orquestra Geração e na Academia de Música de Óbidos. Atualmente é docente no Ensino Integrado de Música da Casa Pia de Lisboa.

[ Bio facultada por Luciana Cruz e atualizada no dia 03 de janeiro de 2021]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook