Liliana Sofia Coelho

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Liliana Sofia Coelho

Soprano

Natural de Braga, Liliana Sofia Coelho frequentou o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. Licenciou-se com distinção em Canto na ESMAE.

Ao longo do seu percurso teve a oportunidade de estudar com Manuela Bigail, Peter Harrison, Galina Pisarenko, José de Oliveira Lopes, Rui Taveira, Norma Silvestre, António Salgado, Isabel Malaguerra, Jeff Cohen, Jill Feldman, Muriel Coradini, Graziela Calvani, Jaime Mota, Philip Langridge, Tara Harrison, Marieke Spaans, Lada Valesova, François de Le-Roux, Eugene Asti, Ingrid Kremling, Enza Ferrari, Laura Sarti.

Foi dirigida pelos maestros Pierre-Andre Valades, Peter Bergamin, Martin André, Laurence Cummings, William Lacey, Luís Carvalho, António Saiote, António Sérgio, José Manuel Pinheiro, German Cáceres e António Baptista. Interpretou a 4ª Sinfonia de Mahler com Josep Caballe-Domenech e a 3ª Sinfonia de Carl Nielssen com Hannu Linto.

Estreou-se em ópera com o papel de Cousinière em O rouxinol de Stravinsky, entretanto interpretou a Fúria de L’ivrogne corrigé de Gluck, La Voix Humaine de Poulenc, Hoodpeecker em A raposinha matreira Janacek, Vespina em La Spinalba de Francisco António de Almeida, Duquesa em A bela adormecida de Respighi e Lucy da ópera Dreigroschenoper de Kurt Weill.

No domínio da oratória interpretou: Chichester Psalms de Leonard Bernstein, Gloria de Vivaldi, La Giuditta de Francisco António de Almeida, Gloria a 7 voci de Monteverdi, Magnificat de J. S. Bach, Magnificat e Gloria de Vivaldi, Requiem de Mozart, Te Deum de Charpentier, o Requiem de Fauré e a Paixão Segundo S. João de Joaquim dos Santos. Em Maio de 2009 interpretará a Criação de Haydn sob a batuta de Joana Carneiro.

Fez parte do projecto Estúdio de Ópera da Casa da Música do Porto até à sua extinção.

Em recital fez a estreia absoluta do ciclo Os frutos dos Anjos de Nuno Corte Real na Casa da Música e tem vindo a desenvolver um novo projecto de música portuguesa com o pianista David Baptista Ferreira.

Faz parte do corpo docente da Academia de Musica de Barcelos e do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook