Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Liliana Reis

Fagote

Natural da Trofa, Liliana Reis iniciou os estudos de fagote na Escola Profissional Artística do Vale do Ave (Artave), onde estudou com Hugues Kesteman, Robert Glassburner e Jesus Coello.

Foi posteriormente admitida na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo (ESMAE, Porto) onde concluíu a Licenciatura em Instrumento – Fagote (07/2003) com Hugues Kesteman. Esteve de Outubro a Dezembro/02 a estudar na Staatliche Hochschule fur Musik, Karlsruhe-Alemanha com Gunter Pfitzenmaier através do programa ERASMUS.

Em Julho de 2011 concluiu o Mestrado em Ensino de Educação Musical na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.

Atualmente frequenta a 4ª Edição do Curso de Profissionalização em Serviço da Universidade Aberta.

Entre 1997 e 2002 foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian.

Foi professora de fagote no Conservatório Regional de Gaia durante o ano letivo de 2001/02 e no Centro de Cultura Musical – CCM desde Setembro de 2006 a Agosto de 2010. Atualmente é professora de fagote na Academia de Música Costa Cabral no Porto (desde Setembro de 2005), na Escola de Música da Banda Musical de Revelhe (Fafe, desde Março de 2008), no Conservatório do Vale do Sousa (Lousada, desde Setembro de 2010) e no Conservatório de Música do Porto (desde Setembro de 2011).

É 2.º fagote efetivo na Orquestra Clássica do Centro (desde 2003), tendo já colaborado como reforço em diversas orquestras: a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, a Orquestra Sinfónica Portuguesa, a Orquestra do Norte, a Filarmonia das Beiras, a Orquestra de Jovens do Mediterrâneo/2002, entre outras. Tocou sob a direção de maestros como António Saiote, Richard Gwilt, Igor Dronov, Luc Brewaeys, Leonardo Barros, Ernst Schelle e José Ferreira Lobo; António Lourenço; Werner Stiefel; Dominique Rouits; Florian Totan; Manuel Ivo Cruz; Marc Tardue; Omri Hadari; Roland Hayrabedian; Meir Minsky; Christoph König; Wolfgang Schaffer, entre outros.

Frequentou e participou em Seminários e classes de alto aperfeiçoamento de Fagote orientadas por Michael Dicker, Sergio Azzolini, Hugues Kesteman, Vincenzo Menghini, Pierre Kerremans, Pierre Olivier Martens, Jesse Read, Michael Wilkie (Neusser Meisterkurse fur Holzblasinstrumente, 04/2001, Alemanha), Henning Trog, Gunter Pfitzenmaier e Gustavo Nunez.

Participou ainda no Curso Internacional de “Reedmaking” com  Ovidio Danzi (Maio 2007), no II e no III Estágio da Banda Sinfónica da Covilhã como Professora Convidada para orientar a Classe dos Fagotes (Agosto de 2007 e 2008) e também no Estágio da Orquestra Momentum Perpetuum em Lisboa como Professora Convidada para orientar o Grupo das Madeiras (Agosto 2007).

Em Fevereiro de 2008 participou no “1.º Encontro Nacional de Palhetas Duplas” organizado pela Associação Portuguesa de Palhetas Duplas, da qual é associada.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook