Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Lígia Madeira

Piano

Lígia Madeira nasceu na Covilhã em Novembro de 1983 e iniciou os estudos musicais em 1991 no Conservatório Regional de Música desta cidade.

Em 1999 foi admitida no Conservatório de Música do Porto na classe de Maria José Souza Guedes, com quem terminou em 2002 a disciplina de Piano com a classificação máxima.

Participou desde então como executante em classes de aperfeiçoamento orientadas, entre outros, por Helena Sá e Costa, Luiz de Moura Castro, Artur Pizarro, Sequeira Costa, Andrei Diev, Pedro Burmester, Vitali Margulis, Jörg Demus e Pascal Devoyon.

Tem desenvolvido um intenso trabalho na área da Música de Câmara orientada por músicos como Ana Mafalda Castro, Jaime Mota e Ryszard Woicicki, tendo-se apresentado nos últimos anos nas mais diversas formações e a solo em importantes salas por todo o País, e ainda como solista, sob a direcção do Maestro Rodolfo Saglimbeni, com a Orquestra Sinfónica da ESMAE.

Premiada no Concurso de Piano “Maria Campina” (2000 e 2002, 2º prémio sem atribuição de 1º); Concurso do “Conservatório de Música do Porto” (2001, 2º prémio); Concurso “Prémio Jovens Músicos” da RDP, categoria de Música de Câmara – nível superior (2001, 3º prémio); Concurso “Maria Christina Lino Pimentel” (2003, 1º prémio); “Prémio Helena Sá e Costa” (2007). Em 2002 foi-lhe atribuída uma Bolsa de Estudo da “Yamaha Music Foundation of Europe”.

Foi admitida, ao abrigo do programa Erasmus, na Franz Liszt Academy of Music – Budapest, onde estudou com o professor István Lantos. Terminou a Licenciatura em Piano com elevada classificação na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto, sob a orientação de Madalena Soveral.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook