Bio+
Lia Yeranosyan
Violino
Lia Yeranosyan nasceu a 23 de Setembro de 1999 em Yerevan, Arménia, mudando-se com a família para Portugal com um ano de idade.
Iniciou os estudos de violino no Conservatório de Música do Porto e continuando os estudos com a professora Magda Wierzba e Tatiana Afanasieva.
Galardoada em diferentes concursos, nomeadamente “Concurso de Instrumentos de Arco do Alto Minho”, “Concurso Internacional Cidade do Fundão”, “Concurso Capela”, “Elisa Pedroso”, ” Concurso Cidade do Porto” e “Concurso Internacional Paços Premium”, ganhando em 2016 o 1° prémio no Prémio Jovens Músicos, tendo através deste prémio a oportunidade de tocar a solo com a Orquestra Gulbenkian e ter um recital no CCB transmitido pela rádio Antena 2.
Em 2017 entrou pela primeira vez na Orquestra Jovem da União Europeia (EUYO) tendo feito digressões pela Europa, Canadá, Cuba, Dubai e Oman.
Entre 2017 e 2022 estudou com Marco Rizzi na Universidade de Artes Performativas de Mannheim, Alemanha, acabando a licenciatura com nota máxima. Foi bolseira da Live Music Now Yehudi Menuhin e em fevereiro de 2019 trabalhou pela primeira vez como membro de Orquestra do prestigiado Teatro Nacional de Mannheim, tendo o seu contrato acabado em Março devido à pandemia ocorrente.
Entre Setembro de 2021 e Janeiro de 2022 fez a “academia” (internship) na Rotterdam Philharmonic Orchestra, sendo que em Janeiro de 2022 ganhou o segundo contrato no Teatro Nacional de Mannheim, até Agosto de 2022, quando começou a trabalhar, também em regime de “academia”, na Orquestra de Rádio de Colónia (WDR Sinfonieorchester) ganhando em Fevereiro de 2023 um contrato temporário no naipe dos 1os violinos.
Em Outubro de 2022 começou o Mestrado com o professor Henrik Hochschild na “Hochschule für Musik und Theater Leipzig”.
Bio publicada na Meloteca a 04 de setembro de 2023
Fonte: Concurso Nacional de Cordas “Vasco Barbosa”