pianista e pedagoga Leonor Leitão-Cadete

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Leonor Leitão-Cadete

Piano

Leonor Leitão-Cadete nasceu a 4 de Dezembro de 1929, em Lisboa.

A sua obra de composição é vasta, em particular os improvisos, sendo de referir o duplo CD de piano, intitulado Imagens da Minha Vida (2003). Tem muitas outras obras para piano, obras orquestrais e algumas para bailado, para além de obras corais e de música sacra. A este propósito são de destacar Fátima Revisitada em Música (Roma Editora -2008) e À Memória do Beato João Paulo II (Paulinas Editora – 2011).

Para além de intérprete e compositora, Leonor Leitão-Cadete foi autora de vários programas na Rádio Televisão Portuguesa, “Os jovens e a música”, “Caixinha de Música” e “Folhas Soltas”, onde se revela o seu talento como pedagoga. Também na RTP realizou 32 programas de improvisação ao piano em directo.

Foi em Alpiarça que começou a leccionar piano aos dezanove anos, a cerca de quarenta alunos, que se apresentavam regularmente em audições públicas. Também em Alpiarça, foi presidente da Pró-Arte, organizando concertos mensais, dando ela própria o concerto inaugural, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, Raul Neves, e do Director do Conservatório Nacional, Ivo Cruz.

Como professora, assumiria, ainda, a Presidência da Comissão Instaladora da Escola de Música do Conservatório Nacional. Fundou e foi Directora do Conservatório Regional de Tomar.

Por convite de Veríssimo Serrão, fez um projecto pioneiro para a criação de uma Escola Superior de Música no Instituto Politécnico de Santarém.

Participou na Estruturação do Ensino Artístico na Educação, nomeada pelo então Secretário de Estado da Reforma Educativa, Carrilho Ribeiro, elaborando um documento onde constavam as linhas fundamentais para o desenvolvimento das Artes em Portugal, dando, ainda, apoio pedagógico àquele gabinete.

Foi também Directora Pedagógica e Artística da Escola de Música Nossa Senhora do Cabo de Linda-a-Velha, Professora Convidada do Curso Superior de Piano do Conservatório Regional de Coimbra, Conselheira da Escola de Música de Santarém.

Isabel Baltazar (31-10-2012)

Leonor Leitão-Cadete aos 18 anos, em 1947

Leonor Leitão-Cadete aos 18 anos, em 1947

[ Músicos naturais de Lisboa ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook